Cultura - Música

Música na feira

19 de Setembro de 2015

Por Cau Marques 

Mais uma ótima semana pra vocês, amigos da música!

Acontece nesta semana em São Paulo, a Feira Internacional da Música, a ExpoMusic. Pela trigésima segunda vez, músicos de todas as vertentes musicais se encontram debaixo de um mesmo teto com o propósito de curtir, ouvir muita música, saber dos lançamentos tecnológicos, ver instrumentos e artistas!

Claro que para os visitantes, sempre é uma novidade poder ver alguns músicos, instrumentistas e cantores que nem sempre figuram na grande mídia mostrarem seus talentos ali de pertinho.

Eu, quando bem jovem, ficava maravilhado em apenas poder ver e  pegar em uma Les Paul ,  saber o preço de um microfone Neumann ou ver alguém tocando uma bateria DW! Há algumas pessoas que podem achar que é exagero, mas numa época com pouquíssima importação, somente os mais privilegiados poderiam possuir instrumentos como estes.

Acho que o grande sucesso da Expomusic vem desde estes tempos, onde tais instrumentos eram apenas vistos nas mãos de artistas muito famosos.

Através dos tempos, a feira da música foi tomando um caráter muito mais abrangente e possuir instrumentos de marcar icônicas acabou se tornando algo muito mais possível.

Embora com custos sempre muito alto, independentemente do Dólar, pelo menos os instrumentos existiam nas lojas do Brasil. Para quem viveu os tempos de ir ao “Mappin” comprar uma guitarra “Tonante” ou “Rey”, sabe o quanto as coisas mudaram nos últimos anos!


Claro que as inovações tecnológicas em teclados, microfones, inEars, disparadores VS e simuladores para gravações caseiras cada vez mais reais e sofisticados, o “romance” fica por conta das boas e insuperáveis guitarras, violões,  bateras e dos instrumentos acústicos! 


Algumas marcas nacionais também merecem uma boa atenção em virtude do ótimo custo benefício e ultimamente a qualidade vem se superando a cada ano. Como um ótimo exemplo, vale muito a pena conferir o estande da PHX Instrumentos para conhecer os novos violões anatômicos J-White e para a garotada conhecer a linha de guitarras da Marvel.


Além de várias atrações de qualidade como Kiko Loureiro e a fantástica apresentação do grupo Vocálico, outra dica muito legal é dar uma passada pelo estande da Yamaha, onde o meu parceiro de banda e músico genial, Carlinhos Anhaia, figura entre as grandes feras da música internacional e nacional e, quem sabe dá até pra ter a sorte de ver alguma Jam dele por lá!


Bom, é isso aí, indico a todos que possam ir e admirar coo ainda temos muita gente talentosa e virtuosa aqui no nosso país e fico muito feliz de saber que muita gente reconhece e admira todos estes artistas que poderão ser vistos nesta edição da ExpoMusic! Nos vemos por Lá....    

Comentários
Assista ao vídeo