Colunistas - Rodolfo Bonventti

Um ídolo de pano que fez a audiência da TV Tupi assustar os diretores da TV Globo

14 de Setembro de 2015

Um dos maiores sucessos de audiência da TV Tupi nos anos 70, a novela “Ídolo de Pano” trouxe público e dividendos para a emissora paulista e provocou um susto nos diretores da concorrente, a TV Globo, já que a novela, em alguns capítulos decisivos, chegou a encostar no Ibope na atração da Globo, que era a novela “Fogo Sobre Terra”.

 

Ídolo de Pano” foi o maior sucesso do autor Teixeira Filho, teve mais de 220 capítulos e foi dirigida por Carlos Zara, Henrique Martins e Atílio Riccó. Apresentada às 20 horas, revelou para o Brasil o galã Denis Carvalho, aqui vivendo seu maior vilão, o inescrupuloso Jean, um jovem médico interessado na herança da avó, a empresa Tecelagens Clermon, mesmo que para isso ele precisasse tirar da disputa, a qualquer preço, seu próprio irmão, o playboy Luciano, vivido pelo ator Tony Ramos em outro grande momento na TV Tupi.

 

Adotando um tom bem melodramático, a novela agradou em cheio às telespectadoras que vibravam com a disputa entre Denis Carvalho e Tony Ramos e queriam se colocar na pele da sofrida heroína, Andréa, interpretada por Elaine Cristina, que se dividia entre o amor dos dois irmãos.

 

O brilhante desempenho de Denis Carvalho abriu as portas para ele que em seguida foi para a TV Globo, onde começou como galã, para depois se transformar em um de seus mais importantes diretores de novelas e minisséries. Ele ganhou o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor ator em 1975 pelo seu trabalho em “Ídolo de Pano”.

 

Mais uma vez Tony Ramos e Elaine Cristina faziam o par romântico e a atriz gravou boa parte da novela grávida, já que esperava, na vida real, seu primeiro filho do casamento com o também ator Flávio Galvão.

 

Um grande desempenho também para a veterana Carmen Silva, que vivia a dona da Tecelagem e avó dos personagens de Denis e Tony, Pauline de Clermon, que com o sucesso da novela fez a atriz adiar sua aposentadoria da telinha.

 

A novela marcou também a estréia da atriz Denise Del Vecchio na TV, vivendo a personagem Rita de Cássia, que graças ao bom trabalho da atriz cresceu bastante de importância na reta final da novela, em bons momentos ao lado do personagem de Denis Carvalho.

 

Foi também a primeira novela da TV Tupi a ter duas trilhas sonoras, uma nacional e outra internacional, lançadas no decorrer da sua exibição, uma prática que já se tornava comum na TV Globo.

 

Totalmente gravada na cidade de São Paulo e com várias externas, a novela de Teixeira Filho também chamou a atenção pelo grande e bem dirigido elenco, onde além dos atores já citados se destacavam ainda: Silvio Rocha, Laura Cardoso, Joana Fomm, Rildo Gonçalves, Adriano Reys, Suzana Gonçalves, Serafim Gonzales, Lucy Meirelles, Cleston Teixeira, Glauce Graieb, Ewerton de Castro, Silvia Leblon, Xandó Batista, Yara Lins, Wálter Foster, Abrahão Farc, Eudósia Acuña, Eliza D’Agostino, Silvio Francisco, Márcia Rita Huri, Geny Prado, Jonas Bloch, Judy Teixeira, Floriza Rossi e José Parisi Junior.

A abertura da novela exibida pela TV Tupi em 1974 e 1975
Tony Ramos e Denis Carvalho eram os irmãos protagonistas da história
O sucesso da novela a levou para as capas de revistas da época
Foi a estréia nas novelas de Denise Del Vecchio, aqui ao lado de Serafim Gonzales

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carmen Silva e Rildo Gonçalves em papéis de destaque na novela
Denis Carvalho entre Wálter Forster e Laura Cardoso em cena da novela
Serafim Gonzales, Lucy Meirelles, Suzana Gonçalves e Cleston Teixeira na novela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo