Colaboradores - Luh Isaga

Hoje eu tenho o prazer de entrevistar o Organizador e Idealizador do Miss Plus Size Carioca

31 de Agosto de 2015

Maquiador, professor de modelos e manequins e  realizador do primeiro Miss Plus Size Carioca Oficial no Rio de Janeiro em 2010, Araúju está sempre envolvido em iniciativas que elevem a autoestima de quem foge aos padrões de beleza ditados pela moda. Aliás, ele vem contribuindo e muito para que entrem na moda outros padrões de beleza feminina: mulheres mais cheinhas, mais maduras...

 
 

São muitas as iniciativas similares ao longo da carreira de Araúju. Entre elas, estão os concursos Miss Terceira Idade de São Paulo 1996, a Mais Bela Idosa do Brasil de Florianópolis 1997, Miss Brasil da Terceira Idade de Santa Maria (RS) 1998, A mais Bela Senhora do Rio de Janeiro de 1999,  Miss Rainha e Rainha das Rainhas Oficial do Rio de Janeiro. Atualmente, ele está envolvido na produção do  Senhoras do Calendário 2016, entrando em sua 10ª edição.

 

“...no fundo se formos pensar, todos nós somos preconceituosos na vida. Principalmente na hora da raiva...”

 

Eduardo, eu acompanho sua carreira há alguns anos no ramo plus, sou admiradora do seu concurso no Rio e confesso que criei o Miss aqui de minha cidade com base no seu evento. Conta pra gente como você começou?

 

Na verdade meu irmão mais velho, o escritor João Alberto de Faria e Araujo me convidou para entrar numa empresa denominada Pierre Alexander.

Eu era bancário na época. Mas foi no banco que eu apresentei a linha de produtos para meus colegas e dali para meus amigos pessoais.

Até que uma delas, a Heloísa me indagou: Você quer que eu te apresente a Elza Soares?

Isso era década de 80 exatamente, inicio de 82 e na hora eu disse: lógico que sim!!!

A partir dai minha historia começava dentro do meio artístico.

Me especializei em maquiagem com Dilma Alonso, maquiadora de Chico Anysio na época e por mãos de Fred Amaral um expert do Senac.

Foram muitas as cantoras famosas que eu tive o prazer de trabalhar, alem de chegar as maiores modelos do nosso país como as poderosas Maria Rosa. Veluma e Xuxa.

Eduardo conta pra gente porque Plus Size? Como você nos escolheu?  (risos)

 

 Já tinha a experiência pioneira com a Maturidade desde 1996, o que acabou me incentivando a fazer o mesmo com o segmento Plus.  Sempre acho e busco  muitas portas para abrir ou arrombar (risos). Gosto de desafios!!!

 Conheci a história da Fluvia Lacerda, modelo plus size brasileira descoberta em Nova York e vi que em São Paulo no mesmo ano nascia um projeto de Moda para o segmento. Então, fui atrás das informações e percebi que era um trabalho que ajudaria a mudar a autoestima de muitas mulheres deprimidas e achatadas pelo preconceito.

Com isso, tive a feliz ideia de realizar o Miss Plus Size Carioca 2010, primeiro concurso de beleza do gênero no País.

No Rio, não havia quase nada ou nada. Quando resolvi divulgar o concurso a procura foi tímida, mas depois, quando a imprensa se interessou pelo assunto consagrou em 2011 a ideia inovadora, ocorrendo o “boom” que se mantém até hoje. 

O amor pela arte e pelas mulheres também foram motivos que me fizeram criar este concurso para aquelas que ainda não tiveram oportunidade da realização de seus sonhos.

O primeiro concurso no Brasil, como informei acima, foi em 2010. Um grito de alerta e serviu para mostrar que existe mercado para estas mulheres e que elas independentes de seus manequins são VIVAS e lindas. 

 

Estou com noticias quentíssimas sobre um provável concurso Nacional é isso? Quais seus planos futuros?

 

O trabalho se mantém nesses 6 anos com pompa , glamour, credibilidade e oportunidade de termos no RJ um concurso galgado no respeito e no propósito da elevação da auto estima que ele consequentemente trouxe para todas estas mulheres. Devido a isso comecei a ser procurado durante todos estes anos com pedidos em produzir um concurso Nacional. Em 2011 comuniquei no concurso, que faria o Miss Brasil, mas eu não havia registrado. Em seguida minha ideia foi segmentada por produtores de São Paulo. Minha querida Renata Issas e a Impacto Produções entrariam no segmento concurso de beleza Plus... Não quis entrar numa de fazer o terceiro concurso já que eles estavam com seus concursos registrados no INPI. Então, continuei dando toda a atenção devida ao meu concurso.

Hoje acredito já ter criado meu legado em solos férteis brasileiros. 

Vou "TENTAR" fazer o primeiro concurso a nível nacional. Em 2016 teremos o "MISS PLUS SIZE NACIONAL by Eduardo Arauju". Se os pedidos que eu tive nestes 6 anos se transformarem em inscrições teremos um concurso do gênero nunca visto no Brasil".

As ideias estão fervilhando em minha cabeça.

Mas, caso seja o contrario, saio de cabeça erguida, pois minha contribuição a vocês já foi doada. E ai, vou assistir de camarote , as criaturas buscando seus espaços no mercado. Sou o criador e isso ninguém vai apagar.

Podem esquecer, ate porque ,para muitos será um alivio (risos), enquanto para mim, será uma satisfação em ter lançado mais uma estrela no céu da realização. Afinal, todos tem o direito de brilhar. O sonho e a concretização foi feito para todos.

 

Sempre vemos noticias do meio plus ligadas ao preconceito. Assim como toda minoria, passamos por isso. Qual sua opinião a respeito?

 

 Como diz o nome é um "pré" conceito de pessoas e de situações. Eu acho uma falta do que fazer. Se cada um vivesse sua vida olhando para seus atos e comportamentos não teriam tempo para falar o que não deve da vida dos outros. Acho também uma burrice pois acaba denegrindo o caráter. Mas no fundo se formos pensar, todos nós somos preconceituosos na vida. Principalmente na hora da raiva. Não vamos ser hipócritas, não é mesmo? O importante é estar atento para não utilizar de um sentimento tão egocêntrico. 

 

Qual a melhor e a pior parte do seu trabalho?

 

Assim como todo trabalho existem alegrias, realizações, mas também existem decepções. Então não seria diferente dentro do segmento. Amo ver muitas meninas sorrindo, felizes, e de bem com vida. Mas existe o outro lado da moeda. A super exposição nas redes sociais, os egos inflamados, as brigas , piadinhas e o pior o tal "DO JOB" . As pessoas confundem "JOB" com fotos sem propósito de trabalho e de profissionalismo. Não estou julgando e nem me metendo na vida alheia, mas acho que é desnecessário aparecer dessa forma. 

 

Sobre o Miss Carioca. Como tem sido? Metas, sucesso, surpresas?

 

O concurso completa 6 anos em 2015 com muitos comentários maravilhosos. As pessoas que me deram prazer de estar nos meus concursos, só me falaram coisas boas.

A energia é incrível e se tornou um desfile de moda brasileira. Pois recebo vários nomes do segmento nacional em meus concursos.

Hoje o Brasil segmenta meu trabalho. Eu acho isso ótimo! Mas ao mesmo tempo me preocupa ver certas situações que levam a banalização do trabalho. O sucesso é consequência de um bom trabalho e as surpresas se eu falar deixaram de ser. (risos).

 

Vou deixar um comentário aqui escrito para um outro site e que é o que penso sempre, nao tem como mudar as palavras:

 

"Uma coisa importante é não se colocar como desfavorecido ou formar guetos. Temos que nos expandir, tentar abafar o EGO e ser mais atuantes na união no amor e no respeito. A inclusão na moda e nos concursos de MISSES já foi realizada. Agora é partir para novas conquista com fé determinação e foco. O universo sempre ira conspirar a seu favor, basta que acredite nele.  Representamos sim ,uma fatia forte do mercado e merecemos nos valorizar. Mas por favor, cuidado com a auto exposição, Se mantenha conectada com as coisas boas, com o amor de Cristo.

 

Faça com os outros o que gostaria que fizessem com você. 

Estamos todos começando!

Ninguém é melhor do que ninguém.

Temos que ser exemplo de vida e de luta. A vitória não é pessoal é de um time que ainda sofre preconceitos e que precisa estar atentos a saúde e a elevação da sua autoestima. 

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.

Afinal tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.

Você um dia achou que poderia existir uma MISS OU MODELO PLUS SIZ???

Hoje uma parte do que sou devo ao mundo virtual.

Aos blogueiros e jornalistas de todo BRASIL. Muito obrigado! Se cuidem. Amo vocês ! Vamos ser felizes.

A vida urge, inscrevam-se. Não esqueça que eu estou preparando um lindo evento para o dia 21 de Novembro.

Eu espero vc! Bjos no ♥

 

 Então é isso minhas pérolas! Espero que tenham gostado. Deixo aqui pra vocês um recadinho da minha linda Miss Carioca 2014 Dani Ramalho:

"Existem diferenças entre as pessoas. Todas as pessoas são diferentes e todas nós somos valiosas. Quero levantar a bandeira desse segmento. As mulheres precisam se amar mais. A vida fica mais colorida. Nós, gordinhas, sofremos muito preconceito, eu mesma já sofri demais e isso precisa acabar".

Beijos

Comentários
Assista ao vídeo