Colunistas - Rodolfo Bonventti

Em 1974, TV Tupi e TV Globo lançam suas novelas no mesmo dia e horário

31 de Agosto de 2015

Hoje pode ser mais comum, mas em julho de 1974, as TVs Tupi e Globo surpreenderam os telespectadores e o mercado ao lançarem, no mesmo dia e horário, suas novas produções das 19 horas. Era Ivani Ribeiro de um lado com sua “A Barba Azul” na TV Tupi, e a dupla Lauro César Muniz e Gilberto Braga com “Corrida do Ouro” na TV Globo.

"A Barba Azul" foi lançada em julho de 1974 pela TV Tupi
 

Na emissora paulista quem dava as cartas mais uma vez era a sempre presente Ivani Ribeiro, que depois de escrever os primeiros 20 capítulos de “O Machão”, engatava mais uma deliciosa novela com uma historia leve, alegre e romântica tendo o casal Eva Wilma e Carlos Zara como protagonistas. “A Barba Azul” consagrou de vez o casal de atores e iniciou o romance real dos dois, já que Eva Wilma se separou do primeiro marido, o também ator John Herbert, no início das gravações desta novela.

 

Era a história de uma jovem rica e rebelde, Jô Penteado, conhecida por ter abandonado seis noivos no altar, e do viúvo professor Fabio, pai de dois filhos e prestes a se casar novamente. Os dois se conhecem por acaso e inicialmente se repelem e se odeiam, até se apaixonarem perdidamente.

 No mesmo dia a Globo lançava "Corrida do Ouro" com Maria Luiza, Sandra Bréa e Walmor
 

Mais uma história vitoriosa pelo alegre texto de Ivani, a firme direção de Henrique Martins, a bela interpretação de Eva Wilma e a reunião de um elenco impecável onde estavam também Geraldo Del Rey, Kate Hansen, Edney Giovenazzi, Edgard Franco, Analu Graci, Jussara Freire, Elizabeth Hartmann, Luiza Carlos de Moraes, Nádia Lippi, Newton Prado, Nelson Caruso, Lia de Aguiar, Wanda Stefânia, Paulo Figueiredo, Aldo César, Carminha Brandão, Ivan Mesquita, Yolanda Cardoso, Léa Camargo, João Signorelli, Douglas Mazzola, Ana Luiza Lancaster, Leonor Navarro, Paulo Padilha, Suzy Camacho, Carlos Nunes, Norah Fontes, Dimitri, Haroldo Botta e Carlos Nunes.

Carlos Zara e Eva Wilma eram o casal central de "A Barba Azul"
 

Com muitas cenas gravadas no Guarujá, “A Barba Azul” começou em preto e branco, mas quase na sua metade passou a ser apresentada em cores, e trouxe uma significativa audiência para a TV Tupi, permanecendo no ar por sete meses.

Aracy Balabanian e Walmor Chagas eram o par central de "Corrida do Ouro"
 

Por outro lado, a TV Globo também trazia com “Corrida do Ouro”, uma história simples e movimentada, que girava em torno do testamento de um velho milionário deixado para suas cinco herdeiras, que precisavam cumprir algumas tarefas impostas pelo falecido.

 

Também ainda em preto e branco, a novela de Lauro César Muniz marcou a estréia de Gilberto Braga como co-autor e a idéia original do texto foi de Daniel Filho que respondeu pela direção geral da novela com Reynaldo Boury ao seu lado.

Geraldo Del Rey e Edney Giovenazzi em papéis de destaque em "A Barba Azul" na Tupi
 

Com um elenco feminino de primeira linha, as herdeiras eram vividas por Aracy Balabanian, Sandra Bréa, Renata Sorrah, Célia Biar, Yoná Magalhães e Maria Luiza Castelli, a novela foi um sucesso, embora tenha disputado em São Paulo a audiência ponto a ponto com “A Barba Azul”.

 

Foram quase 180 capítulos em sete meses de exibição e foi Gilberto Braga quem terminou a novela sozinho, já que Lauro César se afastou para preparar “Escalada” para a emissora carioca exibir em seguida no horário das 20h30.

Yoná, Renata Sorrah e José Augusto Branco em "Corrida do Ouro" na Globo.
 

A abertura da novela foi um outro sucesso, apresentando um trabalho animado criado pelo cenógrafo Cyro Del Nero. E no grande elenco destaques também para Walmor Chagas, José Wilker, Jose Augusto Branco, Oswaldo Loureiro, Altair Lima, Zilka Salaberry vivendo uma inesquecível motoqueira, a Kiki Vassourada; e mais Castro Gonzaga, Renata Fronzi, Flávio Migliaccio, Nívea Maria, Fausto Rocha Jr., Antonio Patiño, Jacyra Silva, Paulo Gonçalves, Anilza Leoni, Hemílcio Fróes, Heloisa Helena, Juan Daniel, Ilva Nino e José Maria Monteiro.

Nívea Maria, José Augusto Branco e Célia Biar na movimentada "Corrida do Ouro"
 
Analu Graci, Eva Wilma e Geraldo Del Rey na divertida "A Barba Azul"
 
Comentários
Assista ao vídeo