Cultura - Música

Tributo a Cazuza de PlayVinil é atração da Festa do Peão de Barretos

28 de Agosto de 2015

A PlayVinil se apresenta pelo quarto ano consecutivo na Festa do Peão de Barretos, o maior evento do estilo no país, na próxima sexta-feira (28), às 22h. O grupo é um dos principais atrativos do Camarote Rancho Brahma Country e mostra o  tributo “25 Anos Sem Cazuza”. A apresentação é uma homenagem ao compositor, cantor, roqueiro e poeta que ficou conhecido por diversas gerações com canções como Maior Abandonado, Bete Balanço, Ideologia, O Tempo Não ParaTodo Amor Que Houver Nessa Vida, Codinome Beija-Flor, Faz Parte do Meu Show e muitas outras.  

 
 

Nenhum dos músicos do PlayVinil conheceu Agenor de Miranda Araújo Neto, que ficou conhecido como Cazuza e nem viveu na sua época, mas todos garantem: cresceram ouvindo músicas, que passo a passo,  tornaram-se influências na carreira musical da banda.  “Ouvia músicas dele em casa, através dos meus pais, mas tive contato mesmo com a figura emblemática de Cazuza em 2004 quando foi lançado o filme Cazuza – O Tempo não Para. Eu ainda era uma criança e tive que assistir a uma versão do filme com cortes. A história dele me fascinou”, conta o vocalista da banda, Pedro Grili.

 

A porção letrista de primeira e o lado poeta foram facetas de Cazuza que criaram elos definitivos com os músicos do PlayVinil. Para a banda, a obra de Cazuza continua viva e formando novas legiões de fãs. “Como não vivemos essa época, não sabemos a magnitude que “Ideologia” e “Boas Novas” tinham, mas só de escutá-las já da pra imaginar um pouquinho”, acrescenta o guitarrista Ezio Jemma.

 

O Tributo

O primeiro start do tributo “25 Anos sem Cazuza” começou com a regravação da música O Tempo Não Para, música que fez parte do segundo CD do PlayVinil, denominado CardioRuído, lançado no final de 2013. Depois disso, eles mergulharam na obra, na história da vida, nas influências de Cazuza. Foram seis meses para formatar um show de releituras, com arranjos inspirados nas diferentes fases do roqueiro.


Segundo Pedro Grili, a banda recriou as músicas de um ídolo. ¨Não são simples repetições daquilo que ele tocou, mas sim a nossa forma de tocar Cazuza, sem, é claro, tirar a originalidade das canções que marcaram a vida de todas as gerações dos anos 1980 para cá¨. E o repertório é vasto. Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes.


Um dos pontos originais do show está na formatação dos arranjos que foram trabalhados de forma a juntar elementos, com modulações que identificam a produção de Cazuza e as influências que ele teve ainda adolescente. O público vai encontrar músicas do roqueiro alinhavadas a partes de sons de Aerosmith, Rush, Led Zeppelin, que também remontam à origem do PlayVinil.


O show conta com direção artística de Ricardo Fábio, que nos anos 1980 era o vocalista Ricardinho, do Grupo Nós. Ele viveu intensamente o período musical de Cazuza nos anos 1980 e durante sua trajetória profissional ao lado de artistas como Ney Matogrosso – com quem trabalhou como produtor – pôde acompanhar de perto histórias de passagens destes artistas com o próprio Cazuza, acumulando informações e dados que vão dar ao espetáculo um profundo mergulho na história do rock nacional.

Para o vocalista da banda, tocar em Barretos é sempre um desafio, ‘pois encontramos um público diferente do que estamos acostumados”, diz. “Em todos os anos anteriores em que participamos foi uma experiência inesquecível”, completa o músico.

 

Rancho Brahma Country

O Camarote Brahma Country foi projetado para reservar o melhor lugar da Festa do Peão. O espaço proporciona serviços exclusivos como Open Bar, Buffet especial, Receptivo, Lounge e Ambiente confortável, Camisa Exclusiva Brahma Country e espaço para beleza Beauty Center. Durante a festa, serão apresentados shows de diversos estilos musicais. Veja a programação completa no site:   

 

 

Rodeio

Internacionalmente reconhecido como o maior rodeio da América Latina, a Festa do Peão de Barretos completa 60 anos em 2015 e reúne atrações culturais, esportivas e gastronômicas de 20 a 30 de agosto.

 

O evento impressiona por sua grandiosidade, contando com uma área para Feira Comercial, estacionamento para 10 mil veículos, Berrantão, Rancho do Peãozinho, Área de Camping, Rancho da Queima do Alho, Fazendinha, Hípica e o magnífico Estádio polivalente de Rodeio, projetado por Oscar Niemeyer. 

 

Serviço

O que: Show PlayVinil na Festa do Peão de Barretos

Quando: 28/08/2015

Horário: 22h

Local: Camarote Rancho Brahma Country

 

Sobre o PlayVinil

O PlayVinil reúne cinco músicos. Nos vocais Pedro Grili; nas guitarras Ezio Jemma; nos teclados Felipe Ribeiro; na bateria Victor Grili; e, no contrabaixo Davi Lima. A banda está na estrada desde 2008, mas foi em 2011, que ganhou projeção por conta de shows - como sua participação na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e com o lançamento do primeiro CD. Depois vieram participações em projetos como Pelas Bandas de Ribeirão da Jovem Pan FM/Nova Digital, o que resultou na abertura de espaços para o seu trabalho em emissoras de  rádios como Diário FM (Ribeirão Preto), Intersom FM (São Carlos) e Clube FM (Rio Claro). Ao todo, mais de 150 municípios já curtem a banda, principalmente as cidades de Bebedouro, Barretos, Catanduva, Taquaritinga, São Carlos, Araraquara, Franca; principais cidades dos nordeste paulista e algumas cidades do Sul de Minas Gerais.

 

Além disso, o PlayVinil  registrou passagens em eventos como o Carnabeirão, Skol Folia, João Rock 2013, Barretos 2012/2013, Jaguariúna Country Festival, Ribeirão Motofestival,  apresentações em São Paulo e mais recentemente fez o “Tributo 25 Anos sem Cazuza” no João Rock 2015. 

 

O grupo hoje já tem fãs de todas as idades e de várias localidades, já que investe no relacionamento com seu público principalmente através das redes sociais. Para conferir o trabalho basta acessar o Facebook onde há uma página oficial da banda (www.facebook.com/playvinil).

Comentários
Assista ao vídeo