Colunistas - Rodolfo Bonventti

Novela Fogo Sobre Terra

24 de Agosto de 2015

Em maio de 1974, a autora Janete Clair emendava uma novela na outra e após “O Semideus”, lançava a polêmica “Fogo Sobre Terra”, inicialmente batizada como “Cidade Vazia”, e que teve problemas com a censura na sua sinopse original. Foi preciso então suavizar um pouco o choque entre o homem do campo com o homem da cidade grande que era o que Janete propunha na sua história.

Juca de Oliveira e Regina Duarte na novela de Janete Clair
 

No enredo, a desapropriação de uma pequena e pacata cidade no interior do Mato Grosso para a construção de uma barragem, colocava em choque a disputa de dois irmãos, Pedro Azulão e Diogo, pela política e pelo amor de uma mesma mulher, Chica Martins. A chegada de uma segunda mulher, Bárbara, que traz hábitos e os pensamentos de quem vive em uma cidade grande, mexia ainda mais com a trama do campo versus o progresso.

Jardel Filho e Juca de Oliveira viviam dois irmãos muito diferentes
 

Com direção de Daniel Filho e Wálter Avancini, a novela teve mais de 200 capítulos e registrou audiência maior do que sua antecessora, apresentando também um texto bem mais realista de Janete Clair e que conquistou os telespectadores, embora a nova novela encontrasse, principalmente em São Paulo, uma grande concorrência no horário com o sucesso de “O Machão” da TV Tupi.  

 

Outro grande destaque de “Fogo Sobre Terra” foram os trabalhos marcantes do seu elenco, onde se destacaram as brilhantes interpretações de Dina Sfat como Chica Martins; Juca de Oliveira vivendo Pedro Azulão; Jardel Filho como Diogo e Neuza Amaral como a inesquecível e enigmática Nara, que ao invés de abandonar a cidade quando a barragem foi inaugurada, preferiu morrer com a inundação.

 

Regina Duarte entrou na novela dois meses após dar a luz a sua filha Gabriela e mais uma vez viveu uma heroína, Bárbara, que a própria atriz reconheceu, tempos depois, não foi um dos seus melhores personagens.

Dina Sfat teve um dos seus melhores momentos como Chica Martins
 

Mas o grande elenco garantiu o sucesso da novela e nele ainda estavam Fulvio Stefanini, Sonia Braga, Marcos Paulo, Gilberto Martinho, Jaime Barcelos, Edson França, Ida Gomes, Gessy Fonseca, Françoise Forton, Enio Santos, Aracy Cardoso, Rosana Garcia, Dary Reis, Herval Rossano, Tamara Taxman, Isaac Bardavid, José Miziara, Léa Garcia, Germano Filho, Darcy de Souza, Edson Silva, Lícia Magna, Tony Ferreira, Mary Daniel e a estréia na TV de Monique Lafond.

Neuza Amaral em um grande trabalho como a misteriosa Nara
 

Esta história de Janete Clair deu início a uma série de outros trabalhos da autora, todos com uma maior preocupação de retratar a realidade brasileira e os conflitos amorosos e sociais que a população vivia então, e foi o primeiro a ter algum tipo de proibição por parte da censura, empecilho com o qual seu marido Dias Gomes já estava bem mais acostumado.  

Marcos Paulo e Fulvio Stefanini em Fogo Sobre Terra de 1974
 
Os saudosos Jaime Barcellos e Ênio Santos em Fogo Sobre Terra
 
Jardel Filho entre Regina Duarte e Fúlvio Stefanini em cena da novela

 

Comentários
Assista ao vídeo