Colunistas - Rodolfo Bonventti

Gaúcho campeão na vendagem de discos

19 de Agosto de 2015

Vitor Mateus Teixeira nasceu na cidade de Rolante, distrito de Mascaradas, no Rio Grande do Sul. E se transformou em Teixeirinha, uma dos maiores vendedores de discos de todos os tempos da música brasileira.

 

Nos anos 50, Teixeirinha já era um nome conhecido nas rádios
 

Órfão de pai e mãe aos nove anos de idade foi morar com parentes e fez de tudo um pouco, carregando malas em portas de pensões e vendendo jornais e doces como ambulante.

Na década de 60, com a gravação de "Coração de Luto"

virou sucesso nacional

 


Entrou na carreira artística no final dos anos 40, cantando nas rádios das cidades do interior gaucho. Logo se casou com Zoraida Lima Teixeira e com ela, em Passo Fundo, montou uma barraca para sorteio de brindes, enquanto também se apresentava na Rádio Municipal de Passo Fundo, cantando e fazendo versos de improviso.

 

Em 1959, foi convidado para gravar em São Paulo o seu primeiro disco em 78 rotações, onde lançou a canção “Xote Soledade”. Mas o sucesso veio dois anos depois, em 1961, quando ele lançou um disco com a canção “Coração de Luto”, que se transformou em um dos maiores sucessos da música brasileira, ao vender um milhão de copias, fato inédito até então.

 

Com o sucesso nacional, Teixeirinha se mudou para Porto Alegre e passou a ter uma agenda cheia se apresentando em circos, parques, teatros, cinemas e casas de espetáculos.

Ele passou a usar o apelido de “Gaúcho Coração do Rio Grande” e, em  1963, ganhou o troféu “Chico Viola”, entregue pela TV Record, por ter sido o cantor campeão de vendagem por dois anos consecutivos, em 1962/1963.

 

En 1962/1963 foi o cantor que mais vendeu discos no Brasil
 

Com a gravação de “Coração de Luto”, ele vendeu mais de vinte e cinco milhões de cópias, quase um recorde mundial, e em 1964, escreveu o argumento para um filme que levou o mesmo nome da música, e que também foi um recordista de bilheteria.

 

Se juntou à cantora Mary Terezinha, com quem viveu mais de 20 anos, e fez filmes que renderam grande bilheteria como “Motorista Sem Limites”; “Ela Tornou-se Freira”; “Pobre João”; “A Quadrilha do Perna Dura”; “Carmem, a Cigana” e “Na Trilha da Justiça”.

 

Virou apresentador de vários programas na TV gaúcha como “Teixeirinha Amanhece Cantando”; “Teixeirinha Comanda o Espetáculo” e “Teixeirinha Canta para o Brasil”.

 

Ele gravou 49 LPs e mais de mil composições, muitas de sua autoria
 

Em toda a carreira recebeu nove discos de ouro e fez várias apresentações também nos Estados Unidos, Canadá e vários países da América do Sul. 

"Coração de Luto" foi também um recordista de bilheteria nos cinemas
 

 

Gravou 49 LPs inéditos, e entre as mais de mil composições que interpretou, mais de 700 eram de sua autoria. Morreu aos 58 anos de idade, vítima de câncer, em 4 de dezembro de 1985, em Porto

Alegre.  

Comentários
Assista ao vídeo