Colunistas - Rodolfo Bonventti

Globo investe em O Espigão, mais um sucesso de Dias Gomes para as 22h

14 de Agosto de 2015

De volta ao horário das 22h, Dias Gomes mais uma vez surpreendia o público com “O Espigão”, uma novela relativamente curta, com apenas 110 capítulos, e que estreou em 1º de abril de 1974, se tornando um dos maiores sucessos da TV Globo nesse horário.

"O Espigão" foi mais um sucesso na carreira do autor Dias Gomes
 

Foi a primeira novela brasileira a discutir as conseqüências da expansão imobiliária desenfreada, mas usando uma boa dose de humor e com uma direção certeira de Daniel Filho e Régis Cardoso e um elenco de primeira que rendeu grandes interpretações.

 Suely Franco e Milton Moraes em brilhantes trabalhos na novela de 1974
 

Pela primeira vez como ator central, Milton Moraes teve sua grande chance e não desperdiçou, criando um Lauro Fontana brilhante, na verdade um bem sucedido empresário do ramo hoteleiro que tem como maior desejo construir em Botafogo, na zona sul carioca, um prédio de 50 andares, o Fontana Sky.

Rosamaria Murtinho e Milton Moraes em cena da novela "O Espigão"
 

Assim surge “O Espigão” do título e os problemas ambientais e de trânsito das grandes cidades, além dos personagens curiosos e intrigantes que Dias Gomes sempre criava. Um dos grandes momentos da novela foi logo o primeiro capítulo, onde vários personagens se conheciam em um grande engarrafamento.

No grande elenco estavam  Ary Fontoura, Dolabella, Susana Vieira e Vanda Lacerda
 

No elenco, além de Milton Moraes, se destacaram Betty Faria como a curiosa ladra Lazinha Chave de Cadeia; Suely Franco como a fútil e exótica Cordélia Fontana; Ary Fontoura, o estranho professor Baltazar; Susana Vieira vivendo a reprimida Tina Cambará e Vanda Lacerda como Urânia Cambará.

 Cláudio Marzo e Débora Duarte, par romântico na novela
 

Ainda no vasto elenco brilharam Cláudio Marzo, Débora Duarte, Carlos Eduardo Dolabella, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, Mário Lago, Myriam Pérsia, Milton Gonçalves, Dorinha Duval, Jardel Mello, Ruy Rezende, Maria Pompeu, Lutero Luiz, Ibanez Filho, Bibi Vogel, Pietro Mário, Maria Lucia Dahl, Ana Cristina e Luiz Magnelli.

Débora Duarte e Ilka Soares em cena da novela da TV Globo
 

A novela foi um grande sucesso e deu espaço para uma intrigante história de Bráulio Pedroso que se tornaria seu maior sucesso na TV Globo, e da qual falaremos em breve.

Comentários
Assista ao vídeo