Colunistas - Rodolfo Bonventti

A crise atinge a Record em 1974 e a emissora resolve vender parte do seu capital

12 de Agosto de 2015

Em 1974, a TV Record sofre mais um incêndio, dessa vez de grandes proporções, em sua torre de transmissão. A emissora já estava em crise com o fim de programas de grande audiência na sua linha de shows e humorística, e com os seus contratados trocando a emissora pelas concorrentes. Na teledramaturgia as novelas já não conseguiam competir em audiência com as da TV Globo e as da TV Tupi.

Paulo Machado de Carvalho inaugurou a emissora em 1953
 

Foi então que o Grupo Paulo Machado de Carvalho, proprietários da emissora desde a sua fundação, resolveram vender parte do controle acionário da emissora. Para não perder o controle da emissora, a diretoria da TV Record resolveu vender suas ações em dois lotes  distintos, um primeiro de 40%, que foi arrematado por uma associação de fazendeiros do interior de São Paulo, e outro de 10% que ficou com empresários paulistas.

Com dinheiro em caixa, mas vendo astros como Chacrinha trocando a emissora pela TV Tupi, a direção da TV Record teve que correr para segurar sua principal atração da época, o apresentador e animador Raul Gil, que tinha uma ótima proposta para ir para a TV Bandeirantes.

Nessa época, a TV Record de São Paulo encabeçava a Rede de Emissoras Independentes (REI), que foi montada em 1968. Com a venda de 50% das suas ações para dois novos sócios, a emissora jogou uma grande cartada e conseguiu contratar o apresentador Flávio Cavalcanti, que não havia renovado o seu contrato com a Rede Tupi de Televisão.

Nessa época, Chacrinha deixou a Record e foi para a TV Tupi
 

Mas foi um ano depois, em 1975, que os novos rumos da emissora paulista sofreram um abalo inesperado, quando Silvio Santos e seu grupo empresarial resolveram comprar, e efetivamente compraram, as ações que estavam nas mãos da associação de fazendeiros. Com 40% das ações nas mãos, o Grupo Silvio Santos foi atrás dos 10% que estavam em poder de empresários paulistas e também conseguiu convencê-los a vendê-las. E assim, o Grupo SS passou a dividir, em iguais condições, a direção da emissora, o que não foi, necessariamente, muito tranqüilo.

Com dinheiro em caixa a Record contratava Flávio Cavalcanti
 
 Raul Gil, na foto com Silvio Santos, era a grande atração da TV Record
 
Comentários
Assista ao vídeo