Cultura - Música

QUARTETO DE CORDAS TOCA COM O PIANISTA FLAVIO AUGUSTO

30 de Julho de 2015

Na edição de agosto da série com convidados, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo recebe o pianista Flavio Augusto. O concerto acontece na quarta-feira (6/8), quinta-feira, às 20h, na Sala do Conservatório, localizada na Praça das Artes. Duas semanas depois, na quinta-feira (20/8), é a vez de outra série - "Conversas em alto nível" - em que o grupo interpreta composições de Haydn e Mozart.  Os ingressos custam R$ 20, com meia-entrada.

 
Quarteto da Cidade_Foto Gabriel Novaes

Formado por Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo), o Quarteto é considerado um dos mais importantes ensembles da América Latina e foi criado por Mário de Andrade em 1935 como forma de difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para este gênero.

Detalhes da Programação

Na primeira quinta-feira de agosto (6/8), o Quarteto se une ao pianista mineiro Flavio Augusto para executar dois concertos de Frèdéric Chopin - "Concerto para piano n.1 em Mi menor, Op.11" e "Concerto para piano n.2 em Fá menor, Op.21".

As peças foram escolhidas especialmente para mostrar ao público a versatilidade do quarteto de cordas não só na música de câmara como também em concertos para orquestras.

Detentor de 28 primeiros prêmios em Concursos Nacionais e Internacionais de Piano, em 1988, Flavio é o primeiro brasileiro a conquistar o 1º lugar do Concurso Internacional de Piano "Villa-Lobos", no Rio de Janeiro. Desde setembro de 2004 faz parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), como músico concursado.

No dia 20/8, também às 20h, é a vez da quarta edição da série "Conversas em Alto Nível", em que o Quarteto executa obras de Joseph Haydn e Wolfgang A. Mozart. Para esta apresentação foram escolhidos o "Quarteto Op. 33, n.4", de Haydn, e "Quarteto K. 458 - A Caça", de Mozart.

Mozart dedicou ao amigo Haydn algumas composições já nos primeiros anos de amizade entre os dois compositores. As obras foram publicadas em 1785 e são influenciados pelos Opus 33 de Haydn, escritos em 1781. 

 

SERVIÇOS

06/8, quinta-feira, 20h

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Com Flavio Augusto (piano)

 

Programa 

FRÉDÉRIC  CHOPIN

Concerto para piano N. 1 em mi menor, Op. 11 (transcrição para quarteto de cordas e piano)

I. Allegro maestoso

II. Romance (Larghetto)

III. Rondo (Vivace)

Concerto para piano N. 2 em fá menor, Op. 21(transcrição para quarteto de cordas e piano)

I. Maestoso

II. Larghetto

III. Allegro vivace 

 

20/8, quinta-feira, 20h

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Série Conversas de Alto Nível

 

Programa: 

JOSEPH HAYDN

Quarteto Op. 33, N. 4

WOLFGANG A. MOZART

Quarteto K. 458 - A Caça 

 

Praça das Artes - Sala do Conservatório

Av. São João, 281- Centro - São Paulo.

Próximo às estações Anhangabaú e São Bento do Metrô

Ingressos: R$ 20 (com meia-entrada)

Capacidade: 200 lugares

Duração: Aproximadamente 60 minutos

Classificação etária: A partir de 10 anos.

www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo

 

Bilheteria Sala do Conservatório - Praça das Artes

De segunda a sexta das 10h às 19h.

Sábado, domingo e feriados das 10h às 17h.

Em dias de espetáculos, até o início do evento;

Bilheteria do Theatro Municipal

De segunda a sábado das 10h às 19h.

Domingo das 10h às 17h.

Nos espetáculos à noite, até o início do evento;

Em dias de espetáculos pela manhã, a partir das 9h.

 

MATERIAIS DE APOIO

Comemorações

 "O primeiro nome do quarteto foi "Quarteto Haydn", homenageando justamente ele que é considerado o pai dos quartetos de cordas e compunha bastante para esta formação. A nossa homenagem inclui também obras do Mozart, uma vez que os dois artistas costumavam tocar juntos em grupos de quatro", conta Jaffe.

Ao longo do ano, o Quarteto receberá convidados especiais, como o violonista Fábio Zanon, que executa o "Quarteto N. 5, Op 92 em Si Bemol Maior", de Dimitri Shostakovitch, no dia 7/5; o pianista Flavio Augusto, que interpreta uma versão original de "Concerto para Piano", em transcrição original para quarteto de cordas e solista, no dia 6/8; e ainda a solista Rúbia Santos, que se junta ao quarteto para homenagear os 150 anos de nascimento de Jean Sibelius, no dia 1/10.

Ainda na série de "Convidados", Toninho Ferragutti (acordeom) e Zé Alexandre Carvalho (baixo) se juntam ao quarteto no dia 4/6, e o italiano Gaetano Nasillo - especializado em interpretação historicamente orientada - toca no dia 3/9.

Encerrando o ano, André Mehmari faz a estreia de uma obra composta especialmente para comemorar aniversário do quarteto.

Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo

Considerado um dos mais ilustres ensembles da América Latina, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi fundado em 1935 por iniciativa de Mário de Andrade, então diretor do Departamento de Cultura de São Paulo. Inicialmente com a denominação de Quarteto Haydn, com a premissa de difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros à composição de novo repertório do gênero, o grupo passou a se chamar Quarteto de Cordas Municipal a partir de 1944, chegando à sua forma definitiva em 1981, como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

A atual formação conta com os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Robert Suetholz, músicos de intensa atividade no cenário musical brasileiro e de prestígio internacional, que se destacam também pela atuação em concertos, recitais e atividades pedagógicas.

O Quarteto apresenta-se constantemente em várias cidades brasileiras, na América Latina, Estados Unidos e Europa, em eventos como a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha; o Festival de Música de Saragoza, na Espanha; e o Festival Internacional de Música de Morelia, no México. Realiza também intercâmbio com universidades norte-americanas, levando o repertório brasileiro àquele país em várias oportunidades.

No Brasil, além da participação nos mais importantes festivais e cursos de música, desenvolveu projetos de estímulo a jovens instrumentistas por meio de concursos e de concertos didáticos em escolas da rede pública, universidades e escolas de música. Em concertos comentados, o Quarteto apresenta o amplo repertório para a formação, inclusive o de vanguarda, promovendo o contato do público com todas as tendências e escolas de composição, como parte do projeto original do grupo, de fomento e formação de plateias. Parte significativa deste trabalho se dá com obras dedicadas ao grupo.

Recebeu em sete oportunidades o prêmio de Melhor Conjunto Camerístico da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e por três vezes o Prêmio Carlos Gomes.

MÚSICOS

Betina Stegmann - Violino

Nascida em Buenos Aires, Betina Stegmann começou os estudos de violino em São Paulo com Lola Benda, continuando-os com Erich Lehninger. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia, onde cursou a classe de violino de Igor Ozim e a classe de música de câmara do Quarteto Amadeus. Seguiu logo após para Israel, onde se aperfeiçoou com Chaim Taub em Tel Aviv. Mais tarde frequentou cursos ministrados por Pinchas Zukerman e Max Rostal.  Como recitalista e solista, apresentou-se em várias cidades do Brasil, Argentina, Itália, Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Realizou gravações nas rádios WDR (Alemanha) e na RAI - Trieste (Itália), estreando obras de compositores contemporâneos. Ex-integrante do Quinteto D'Elas, com quem ganhou em 1998 o Prêmio Carlos Gomes na categoria de música de câmara, é spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e professora de violino na Faculdade Cantareira.

Nelson Rios - Violino

Iniciou a formação musical na Escola de Música de Piracicaba, sob orientação de Maria Lúcia Zagatto e posteriormente de Elisa Fukuda. Participou dos principais festivais de música no Brasil (Campos do Jordão, Brasília, Londrina e Curitiba) e em Mendoza, na Argentina. Bacharel em música pela Faculdade Mozarteum, graduou-se também em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Como bolsista da Fundação Vitae, frequentou a Carnegie Mellon University em Pittsburgh, EUA, em 1996. Integrou a Orquestra Sinfônica da Paraíba, de Câmara de Blumenau e a Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras. Como professor, lecionou na Escola Municipal de Música e em importantes Festivais no Brasil e no exterior. Atualmente é membro das orquestras de Câmara Villa-Lobos e Sinfônica da USP.

Marcelo Jaffé - Viola

Aos seis anos de idade, orientado pelo pai, Alberto Jaffé, Marcelo iniciou o estudo de violino. Em 1977, aos 14 anos, passou a tocar viola, ganhando, no mesmo ano, o 1º Prêmio no Concurso Nacional da Universidade de Brasília. Após aperfeiçoamento na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood, nos Estados Unidos, apresentou-se em vários países, participando de destacados conjuntos camerísticos e orquestrais. Atuou como Maestro da Kamerata Philarmonia e foi diretor artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente, residindo em São Paulo, é professor de viola da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e apresentador da Rádio e TV Cultura.

Robert Suetholz - Violoncelo

Natural de Milwaukee, EUA, trabalhou sob orientação de George Sopkin e Wolfgang Laufer, do Quarteto Fine Arts, e Uzi Wiesel, do Quarteto de Cordas de Tel-Aviv, Israel. Durante o ano de 1997 obteve o seu Mestrado em Violoncelo, sob a orientação de Hans Jørgen Jensen, da Universidade de Northwestern, em Chicago (EUA). Completou seu Doutorado em Música na Universidade de São Paulo em 2011. Atuou em várias orquestras internacionais, como a Israel Sinfonietta (três anos como spalla) e a Orquestra Sinfônica de Milwaukee (EUA), entre outras. Desde 1985 reside no Brasil e foi spalla dos violoncelos das orquestras sinfônicas da USP, do Estado de São Paulo e da Sinfonia Cultura - Orquestra da Rádio e TV Cultura. É professor de violoncelo no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP.

 

PROGRAMAÇÃO

SÉRIE HAYDN E MOZART

Sala do Conservatório - Praça das Artes - Quintas, 20h

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que em 2015 comemora 80 anos, apresenta a Série Haydn e Mozart, com os quartetos destes dois mestres da música ocidental.

 

2/4 qui 20h
Nicolau de Figueiredo - Cravo
JOSEPH HAYDN
As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz, Op. 51

16/4 qui 20h
JOSEPH HAYDN
Quarteto Op. 33, N. 1
WOLFGANG A. MOZART
Quarteto K. 421 em Ré Menor

21/5 qui 20h
JOSEPH HAYDN
Quarteto Op. 33, N. 2
WOLFGANG A. MOZART
Quarteto K. 428 

18/6 qui 20h
JOSEPH HAYDN
Quarteto Op. 33, N. 3
WOLFGANG A. MOZART
Quarteto K. 465 - Dissonante 

20/8 qui 20h
JOSEPH HAYDN
Quarteto Op. 33, N. 4
WOLFGANG A. MOZART
Quarteto K. 458 - A Caça

15/10 qui 20h
JOSEPH HAYDN
Quarteto Op. 33, N. 5
WOLFGANG A. MOZART
Quarteto K. 387 em Sol Maior

19/11 qui 20h
JOSEPH HAYDN
Quarteto Op. 33, N. 6
WOLFGANG A. MOZART Quarteto K. 464

Programação sujeita a alterações.

 

SÉRIE CONVIDADOS
Sala do Conservatório - Praça das Artes - Quintas, 20h

Na Série Convidados, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, que em 2015 comemora 80 anos, se apresenta com artistas especialmente convidados para esta comemoração, como Fábio Zanon, Toninho Ferragutti, Fabio Augusto, Gaetano Nasillo e Rúbia Santos.

7/5 qui 20h
Fábio Zanon - Violão
DMITRI SHOSTAKOVITCH
Quarteto N. 5, Op. 92 em Si bemol Maior 

4/6 qui 20h
Toninho Ferragutti - Acordeom
Zé Alexandre Carvalho - Baixo

6/8 qui 20h
Flavio Augusto - Piano
FRÉDÉRIC CHOPIN
Concerto para piano nº 1 (transcrição para quarteto de cordas e solista)
Concerto para piano nº 2 (transcrição para quarteto de cordas e solista) 

3/9 qui 20h
Gaetano Nasillo - Violoncelo
LUIGI BOCCHERINI
Três Quintetos com Violoncelo

17/9 qui 20h
FELIX MENDELSSOHN-BARTHOLDY
Quarteto Op. 12 em Mi bemol Maior
R. SCHUMANN
Quarteto Op. 41, N. 1 em Lá Menor 

1/10 qui 20h
Comemoração aos 150 anos de nascimento de Jean Sibelius
Rúbia Santos - Piano
JEAN SIBELIUS
Quarteto Op. 56 - Vozes Íntimas
Quinteto em Sol Menor para Piano e Cordas

10/12 qui 20h
ANDRÉ MEHMARI
Quarteto Encomendado [estreia mundial]
FRANZ SCHUBERT
Quarteto Op. Posth., em Ré Menor, D. 810 - A Morte e a Donzela

* Programação sujeita a alterações.

Comentários
Assista ao vídeo