Colunistas - Rodolfo Bonventti

A comédia de costumes que teve mais de 300 capítulos e grande audiência na Tupi

27 de Julho de 2015

A idéia inicial foi da grande Ivani Ribeiro e ela mesma e o marido Dárcio Ferreira escreveram os primeiros capítulos: adaptar a comédia de William Shakespeare, “A Megera Domada”,  para o horário nobre da TV Tupi, transformando-a em uma comédia romântica passada na sociedade brasileira do século 20.

Anúncio em revistas da novela da TV Tupi
 

Inicialmente transmitida em preto e branco, a partir de 5 de fevereiro de 1974 e no horário das 20h30, logo após “Os Inocentes”, a novela “O Machão” foi um dos maiores sucessos da TV Tupi e da teledramaturgia brasileira. Tanto que a novela acabou ficando mais de um ano no ar e teve 371 capítulos exibidos, sendo uma das quatro novelas mais longas já levadas ao ar na nossa TV.

Maria Isabel de Lizandra (Catarina) e Antonio Fagundes (Petruchio)
 

Convidado a assumir a novela a partir do capítulo 20, Sérgio Jockyman impôs seu jeito divertido e irreverente de escrever e transformou a comédia romântica em uma comédia de costumes e com muita ação e humor que corriam muito ligeiros, já que ela possuía apenas 20 minutos no ar, sem intervalo comercial, e impondo assim à novela um ritmo e uma dinâmica até então desconhecidos dos telespectadores.

Em pouco tempo a novela ganhou cores, e a direção perfeita dos veteranos Luiz Gallon e Edson Braga, aliada a um elenco extremamente afinado na comédia, transformou o horário das 20h30 na TV Tupi na certeza de um momento de muita diversão. A audiência foi subindo a cada semana, o que fez com que a emissora investisse cada vez mais na produção e a fosse esticando. Foram 14 meses no ar e sem que a audiência tivesse registrado queda.

No comando do elenco estavam Antonio Fagundes como o rude, pobre e determinado Julião Petruchio e Maria Isabel de Lizandra como a temperamental, rica e feminista Catarina. A missão de Petruchio era domar a megera Catarina e se casar com ela, que era avessa a pretendentes e ao casamento. A dupla de atores repetia o sucesso conseguido em “Mulheres de Areia” como Alaor e Malu e se transformavam em nomes do primeiro time da nossa teledramaturgia.

Fagundes, João José Pompeo, Rogério Márcico e Irene Ravache na novela
 

Seria a última novela de Antonio Fagundes na TV Tupi e a consagração de Maria Isabel de Lizandra como uma das estrelas da emissora paulista. Ao lado deles brilharam muitos atores, em especial João José Pompeo que ganhou varios prêmios como melhor ator coadjuvante do ano vivendo o submisso Cornélio Valente; Irene Ravache  como a ardilosa Dinorá Valente; Elias Gleizer como o Comendador Stromboli; Etty Fraser como a babá Mimosa;  Liana Duval como Lulu Abrantes e Paulo Hesse como um médico louco, o Dr. Valcourt.

Elias Gleizer e Antonio Fagundes na divertida novela
 

“O Machão” rompeu também, assim como já acontecera com “Mulheres de Areia”, o dominio que as novelas da TV Globo tinham nas páginas e nas capas das principais revistas da época sobre televisão. Todo esse sucesso fez a TV Globo levar correndo Antonio Fagundes para a emissora e ficar de olho em outros talentos que logo também iriam  para a emissora carioca.

Yara Lins, Jacques Lagoa e Irene Ravache em cena da novela
 

No grandioso elenco, além dos atores já citados estavam também Rogério Márcico, Clarice Abujamra, Liza Vieira, Abrahão Farc, Flávio Galvão, Ruthinea de Moraes, Edgard Franco, Jacques Lagoa, Riva Nimitz, Henrique César, Terezinha Sodré, Cazarré, Roberto Bolant, Yara Lins, Walderez de Barros, Marcos Plonka, Chico Martins, Cleyde Ruth, Felipe Levy, Clenira Michel, John Herbert, Jack Militello, Indianara Gomes, Sebastião Campos, Odair Toledo e Meire Carvalho.

 Liza Vieira e Jacques Lagoa em cena da novela da TV Tupi
 
A novela foi a consagração para Maria Isabel de Lizandra e Antonio Fagundes
 
Fagundes, Edgard Franco e Ruthinea de Moraes
 
Comentários
Assista ao vídeo