Quinta-Feira | 23 de Julho de 2015 | 14h47

ALE promove sexta edição de tradicional concurso de fotografia com o tema Mostre sua Energia

O tradicional concurso de fotografia organizado pelos postos ALE, que está em sua sexta edição, será realizado, neste ano, com muitas novidades. Dessa vez, o desafio vai além do talento fotográfico. Com o tema “Mostre sua Energia”, as fotografias terão que retratar a energia que move as pessoas, fazendo-as encarar o mundo ao redor de uma forma muito particular. O concurso é um dos projetos culturais de maior sucesso da companhia — quarta maior distribuidora de combustíveis do país. As inscrições podem ser realizadas a partir desta semana até o dia 18 de setembro, no hotsite do concurso (www.mostresuaenergia.com.br). O resultado será divulgado a partir do dia 2 de novembro.

 
 

Novas categorias foram selecionadas para que os participantes inscrevam suas fotografias, todas relacionadas ao mote do concurso: “Elétrica” (fotos que remetem ao movimento, agitação, inquietude, esportes), “Criativa” (categoria na qual é preciso inovar e descobrir novas formas de fotografar e ser fotografado), “Magnética” (tudo que atrai faz parte desta categoria, como carinho, saudade, cuidado, sorriso e solidariedade), “Zen” (fotos que demonstrem o equilíbrio e a harmonia do homem com a natureza) e “Instagram” (uma das categorias de maior sucesso das edições anteriores, permite que os participantes inscrevam fotos criativas compartilhadas por meio do aplicativo).

Para a gerente de Marketing e Comunicação da ALE, Carolina Souza, o concurso é uma excelente oportunidade para valorizar o trabalho dos fotógrafos amadores e uma forma de expor as imagens produzidas por eles. “Nosso concurso exige que o participante não tenha apenas um bom senso fotográfico, mas um olhar crítico para captar imagens que retratem a energia que os move”, explica.

A edição do concurso realizada no ano passado recebeu cerca de 20 mil fotos e 5 mil participantes. O hotsite registrou aproximadamente 100 mil visitas. A expectativa, para este ano, aumentar ainda mais a participação do público e também o número de imagens inscritas.

 

Inscrições

Para se inscrever, o participante deve se conectar ao site do concurso por meio de sua conta no Facebook e registrar alguns dados (CPF, telefone e endereço eletrônico). Cada um pode cadastrar, no máximo, 12 fotos de sua autoria, todas em formato JPEG, com até 1MB e resolução máxima de 2 mil pixels, contemplando uma das 5 categorias propostas. "Nós sempre optamos pelo cadastro vinculado ao Facebook, pois, por meio da rede social, os participantes podem compartilhar suas imagens com os amigos, além de publicar comentários em qualquer foto e também no seu mural. Esse recurso é uma excelente maneira de disseminar o concurso entre as pessoas", declara Carolina Souza.

Na categoria "Instagram", para validar a participação no concurso, além de estar cadastrado no hotsite, é necessário ter o perfil de Instagram configurado como "público". Podem participar do concurso fotógrafos amadores com idade a partir de 18 anos. O regulamento completo está disponível no hotsite do concurso.

 

Prêmios e comissão julgadora

Para eleger as melhores fotografias entre as enviadas pelos participantes, foi formada uma comissão julgadora de especialistas na área. Entre os jurados, estão o fotógrafo Marcos Muniz. As imagens produzidas por ele são pautadas por temas sociais, religiosos, de resistência urbana e de extremos culturais no Brasil e pelo mundo. Muniz é produtor de conteúdo e escreve para blogs de fotografia, como o Canon College. Outra especialista na área que vai compor a banca será a professora de fotografia e publicidade da faculdade Uninove, Daniela Origuella, mestre formada pela Universidade de São Paulo. A artista desenvolve projetos fotográficos com foco em temas como mulheres e esportes em exposições nacionais e internacionais. A fotógrafa profissional, Tata Carvalho, também faz parte do time de jurados do concurso da ALE. A artista teve sua formação em cursos especializados na Espanha. O envolvimento com seus personagens é sua principal característica fotográfica. Entre seus principais clientes, destaque para as revistas Caras e Vogue Noivas.

A comissão julgadora será responsável por selecionar um vencedor em cada categoria, além de escolher uma fotografia que será considerada o primeiro lugar geral. Para a imagem vencedora da categoria “Criativa”, o prêmio será uma câmera Canon EOS 7D. Na categoria “Elétrica”, o vencedor ganhará um kit GoPro incluindo uma câmera GoPro Hero Silver Edition e um iPhone 6. Já o vencedor na categoria “Magnética” receberá uma câmera Digital Nikon DSLR D5200 e um tripé Vivitar VIVCFT6200. Na categoria “Zen” o prêmio para o vencedor será uma câmera Nikon D7100S, uma mochila para câmera profissional Fast Pack 250 Lowepro, mais um tripé VIVVPT1250 Vivitar. O ganhador no "Instagram" receberá um iPhone 6 e uma impressora fotográfica Canon SELPHY CP820.

comentar

últimos comentarios

Seja o primeiro a comentar, complete o formulário ao lado e dê sua opinião.