Notícias -

Estágio de Jornalista em Área de Conflito e Assessores de Imprensa Militar de 2015

20 de Julho de 2015

No período de 29 de junho a 03 de julho, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil - Centro Sérgio Vieira de Mello (CCOPAB), sediado na Vila Militar, zona norte do Rio de Janeiro, recebeu uma equipe de 35 estagiários, profissionais de mídia de 5 regiões do Brasil , Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste, entre militares e civis, para o Estágio de Jornalista em Área de Conflito e Assessores de Imprensa Militar de 2015.

Fotos: BARBAT
 

O CCOPAB é o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro que tem como missão preparar militares federais (Exército, Marinha e Aeronáutica), policiais militares e civis do Brasil e de nações amigas que irão compor as missões de paz da Organização das Nações Unidas.

 

Os jornalistas receberam as boas vindas do Comandante do Centro Conjunto, Coronel José Ricardo Vendramin Nunes e durante cinco dias tiveram noções de primeiros socorros, conduta em estruturas colapsadas, progressão em área de risco, combate a incêndio, armas menos letais, dentre outras instruções.

Fotos: BARBAT
 

O objetivo do Estágio é transmitir conhecimentos específicos das operações de paz e preparar esses profissionais para exercerem suas funções em ambientes hostis.

 

Nas palestras ministradas por profissionais altamente capacitados e com total domínio dos assuntos abordados, foram discutidos temas como “Comunicação e Negociação”, “Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário”, “Artefatos Explosivos Improvisados”, “Análise e Mitigação de Riscos em Capturas Jornalísticas”, “Defesa Química, Biológica, Radioativa e Nuclear”, além de relatos de experiência profissional.   

Fotos: BARBAT
 

Para os jornalistas o curso superou as expectativas, embora vários deles já tenham vivido experiências no Haiti e Israel, inclusive.

 

“Uma experiência única que levarei para a vida toda. Foram momentos de medo e tensão misturados com ansiedade, curiosidade e adrenalina”, conta a jornalista Karina Lajusticia, assessora executiva de relações institucionais da Rede Record.

Comentários
Assista ao vídeo