Cultura - Teatro

Barbaridade uma comédia musical

14 de Julho de 2015

A comédia musical BarbarIdade aterrissa em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, no dia 17 de julho, e promete arrancar  gargalhadas de toda a família. O espetáculo surpreende o público ao abordar o tema 'terceira idade' de maneira inovadora, com situações divertidas que demostram a força e o carisma dessa geração. Inspirado no argumento de Luis Fernando Verissimo, Ziraldo e Zuenir Ventura, BarbarIdade aposta em um repertório com paródias animadas e criativas de canções conhecidas, como 'Baila Comigo', de Rita Lee, e 'Malandragem', composta por Cazuza e Frejat, bastante conhecida na voz de Cássia Eller; além de duas canções inéditas. "As músicas de Roberto Carlos e Anitta, cantadas por gente da terceira idade, são uma surpresa gratificante", revela o cartunista Chico Caruso, que assistiu ao musical quando estava em cartaz no Rio de Janeiro.

 
 

Susana Vieira, protagonista do musical na temporada carioca, precisou se ausentar do espetáculo em São Paulo por ter quebrado o pé, mas não ficará de fora da produção. Com uma adaptação no texto, Susana participará da peça interpretando a si mesma, uma grande atriz de sucesso, em irreverentes vídeos e áudios. Para o papel de Daniela Gordon, uma divertida e implacável produtora de teatro que era interpretada pela atriz, chega ao elenco Stella Maria Rodrigues, que fez recentemente a novela Sete Vidas, da Rede Globo, e já participou de produções como Emilinha e Marlene – As Rainhas do Rádio, Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical e Agnaldo Rayol, A Alma do Brasil. Consagrados na televisão e nos palcos, Osmar Prado, Edwin Luisi e Marcos Oliveira mostram versatilidade em cena, ao cantar, dançar e mostrar afiada veia cômica, na pele de três autores que são contratados para escrever um musical, mas sofrem um bloqueio criativo.

 

O espetáculo, produzido pela Aventura Entretenimento, tem texto de Rodrigo Nogueira (inspirado no argumento dos três escritores), direção de José Lavigne e coreografia de Alonso Barros. “BarbarIdade é uma comédia leve, despretensiosa e bem humorada. Com certeza é um espetáculo para toda a família se divertir reunida”, comenta Aniela Jordan, sócia da Aventura Entretenimento ao lado de Fernando Campos e Luiz Calainho. Apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, ‘BarbarIdade’ tem apoio da Riachuelo e CVC.

 

De acordo com Alexandre Nogueira, Diretor do Grupo Bradesco Seguros, o espetáculo abrange a questão da conquista da longevidade com qualidade de vida e bem-estar, um tema que o Grupo Segurador vem investindo há anos, através de inúmeras ações e projetos. “Para Bradesco Seguros, investir em um evento cultural associado à terceira idade está totalmente alinhado à nossa estratégia de valorizar a longevidade. E nada melhor para nos inspirar na busca de uma vida longa e saudável do que o humor”.

 

Texto e movimento

A partir das ideias originais desses três célebres oitentões (Verissimo, Ziraldo e Zuenir) e sua própria visão sobre o tema, o dramaturgo Rodrigo Nogueira (de ‘Rock in Rio, o musical’ e ‘Chacrinha, o musical’ ao lado de Pedro Bial) criou uma divertida história sobre a liberdade que se conquista na terceira idade. E esse foi o ponto de partida para nascer BarbarIdade, dirigida por José Lavigne (de ‘TV Pirata’, ‘Casseta & Planeta, Urgente’ entre outros) e coreografada por Alonso Barros (de ‘Se eu fosse você, o musical’, ‘Elis, A musical’, ‘Chacrinha, o musical’, entre outros trabalhos).

 

A trama

Em uma metalinguagem recheada de musicalidade, o espetáculo narra a história de três autores (vividos por Edwin Luisi, Osmar Prado e Marcos Oliveira) que são contratados para escrever um musical sobre a terceira idade, mas não entendem nada do assunto. Diante de um bloqueio criativo, o trio recebe a visita de Matusalém (Thais Belchior), o personagem mais velho do mundo, que vai ajudá-los na missão. Daniela Gordon (Stella Maria Rodrigues), uma engraçada e implacável produtora teatral, é a responsável por lidar com essa confusão. Em cenas divertidas ao lado da protagonista, Leonardo Senna vive um diretor com a difícil tarefa de escalar um elenco para uma peça que ainda não tem texto. “Quando eu era criança achava que estaria velho aos 40 anos. A gente aprende a relativizar com o tempo e a compreender melhor a terceira idade. Cada idade tem sua poesia e amadurecimento, e o conhecimento só ajuda a ter pontos de vista melhores sobre a vida”, conta Leonardo.

 

Com mais de 40 anos de profissão, é a primeira vez que Edwin Luisi participa de um musical. “Eu tenho uma carreira diversificada, gosto de intercalar dramas com comédias, por exemplo. Eu nunca tinha feito um musical, e adorei a oportunidade de começar no gênero em que fala da terceira idade de uma maneira produtiva, bem-humorada, sem impedimentos”, declara Edwin, cujo personagem, descreve, tem um lado “vaidoso e garanhão”. Depois de 14 anos vivendo o personagem Beiçola em ‘A grande família’, Marcos Oliveira também comemora sua primeira experiência no gênero. “Adorei o convite! É um espetáculo que fala de como podemos chegar à terceira idade de uma maneira produtiva, deixando de lado os preconceitos ainda fortes em nosso país”, define. Experientes em musicais, Osmar Prado descreve seu personagem: “Sou o mais ponderado dos três e o mais romântico”, conta Osmar, que é apaixonado por Gilda (Anna Toledo/Mariana Amaral) na peça e vai cantar ao lado da atriz grandes canções de amor.

 

A trilha sonora é composta por mais de 30 canções (com medleys) que vão desde o funk até Frank Sinatra e algumas paródias. “É um espetáculo sobre o tempo, então foram reunidas músicas que fazem parte da vida das pessoas. Quem não tem lembranças ao ouvir ‘Detalhes’, por exemplo?”, explica Marcelo Castro, diretor musical ao lado de Felipe Habib. “Para dar uma unidade ao trabalho, fizemos arranjos parecidos, no estilo de coros antigos dos anos 60 e 70”, acrescenta. Além de ‘Detalhes’ (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), ‘BarbarIdade’ tem no repertório ‘My Way’ e ‘Strangers in the night’ (Frank Sinatra); ‘There’s no business like show business’ (Irving Berlin)  , ‘Amante profissional’ (Roberto Lly) e ‘Show das Poderosas’ (Anitta), entre outras canções. Há ainda duas canções inéditas: ‘Ser velhinho’ e ‘Carpe Diem’, compostas por Pedro Verissimo (filho de Luis Fernando Verissimo), com letras do pai, Ziraldo e Zuenir.

 

Também fazem parte da equipe criativa o Estúdio Radiográfico (cenografia), Carlos Esteves (Desenho de som), Claudio Tovar (Figurinista), Daniela Sanchez (Desenho de luz) e Marcela Altberg (Produção de elenco).

 

Aventura Entretenimento

Produtora de grandes sucessos musicais no Brasil, a Aventura Entretenimento (www.aventuraentretenimento.com.br) foi criada em 2008. Desde então, vem investindo no crescimento e na modernização do mercado de musicais. Com o passar dos anos, os espetáculos criados no país ampliaram sua estrutura, ganharam espaço no mercado e poder de atração entre espectadores e investidores. A empresa dos sócios Aniela Jordan, Fernando Campos e Luiz Calainho já produziu grandes sucessos como Elis, A Musical,Um Violinista no TelhadoHairJudy GarlandA Noviça RebeldeGypsySete - O MusicalO Mágico de OzRock in Rio - O MusicalSe eu fosse você, o musical, entre outros, levando mais de 2 milhões de pessoas ao teatro.

 

Em 2013, foi lançada a Trilogia “Uma Aventura Brasileira", com proposta de produzir espetáculos com grandes nomes, temas e mitos da nossa cultura, adaptando conteúdos ao formato de musicais. O projeto deu origem aos sucessos Elis, A MusicalSe Eu Fosse Você, o musical Chacrinha, o musical.

 

Parceria com o Instituto Ayrton Senna

A Aventura Entretenimento inicia, este ano, parceria com o Instituto Ayrton Senna através do Ingresso do Bem. Uma verba será destinada ao instituto a cada ingresso vendido dos musicais da produtora. Com mais de 20 anos de existência, o instituto é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação pública de qualidade. Anualmente, beneficia 1,8 milhão de estudantes e forma 65 mil educadores em cerca de 700 municípios de 19 Estados, em todas as regiões do Brasil.

 

Circuito Cultural Bradesco Seguros 

Manter uma política de incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco Seguros. Nos últimos anos, a Bradesco Seguros orgulha-se de ter patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas no cenário nacional. Dentre as atrações realizadas recentemente, além de “O Rei Leão”, destacam-se os musicais “Elis – A Musical”, “Se eu Fosse você – O Musical”, “Bibi – Histórias e Canções”, “O Mágico de Oz”, “A Família Addams” e “Tudo por um PopStar”; a “Série Dell’Arte Concertos Internacionais”; a exposição “Adriana Varejão – Histórias às Margens”, no Museu de Arte Moderna (MAM), e a “XVI Bienal do Livro”, no Rio de Janeiro.

Uma das mais importantes iniciativas do Circuito Cultural é a Árvore de Natal da Bradesco Seguros – a maior árvore de Natal flutuante do mundo, segundo o Guinness Book of Records —, que chega à 20ª edição em 2015. Um dos três maiores eventos do Rio de Janeiro, após o Carnaval e o Réveillon, a Árvore – com seus 85 metros de altura, o equivalente a um edifício de 28 andares, e 542 toneladas – é montada anualmente desde 1996 sobre o espelho d’água da Lagoa Rodrigo de Freitas e já se tornou referência internacional, encantando cariocas e turistas com a magia do Natal.

Ficha técnica

Texto – Rodrigo Nogueira, inspirado em argumentos de Luis Fernando Verissimo, Ziraldo e Zuenir Ventura

Direção – José Lavigne

Direção de movimentos e coreografia – Alonso Barros

Direção Musical e arranjos – Marcelo Castro

Direção Musical e Preparação vocal – Felipe Habib

Cenário – Radiográfico

Figurino – Claudio Tovar

Figurino de Gilda em “Detalhes” – Adriano de Oliveira e Vanessa Castro – Atelier Avant Premiere

Equipe de costura – Adriano de Oliveira e Vanessa Castro – Atelier Avant Premiere

Design de som – Carlos Esteves

Visagismo – Martin Macias

Desenho de luz – Daniela Sanchez

Produção de elenco – Marcela Altberg

Elenco – Stella Maria Rodrigues, Osmar Prado, Edwin Luisi, Marcos Oliveira, Anna Toledo, Leonardo Senna, Igor Pontes, Thais Belchior, Diego Montez, Mariana Amaral, Jhafiny James, Ágata Matos, Eduardo Leão, Cadu Batanero, Germana Guilherme, Thiago Lemmos e Clara Verdier.

Músicos: Marcelo Castro (maestro/pianista regente), Nelton Essi (bateria/percussão), Thiago Alves (baixo acústico/acústico), Jorge Erveline (guitarra/ violão), Ederson Marques (clarinete/sax alto/ flauta), Joelson Menezes (clarinete/sax tenor e clarone), Joyce Peixoto (trombone) e Otávio Nestares (trompete).

 

Realização – Aventura Entretenimento

 

Serviço: BarbarIdade

Teatro Sérgio Cardoso | Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo – SP

Dias e horários: Sextas – 21h30 | Sábados – 17h e 21h | Domingos – 16h.

Funcionamento da bilheteria: Terça a sábado das 14h às 19h. Em dias de eventos, até o início dos mesmos.

Telefone da bilheteria: (11) 3288-0136

Pela internet: www.ingressorapido.com.br

 

Preço:

Sextas feiras – 21h30

VIP: R$ 70

PLATEIA: R$ 60

BALCÃO: R$ 40

 

Sábados – 17h

VIP: R$ 100

PLATEIA: R$ 80

BALCÃO: R$ 50

 

Sábados – 21h

VIP: R$ 120

PLATEIA: R$ 90

BALCÃO: R$ 50

 

Domingo – 16h

VIP: R$ 120

PLATEIA: R$ 90

BALCÃO: R$ 50

 

Capacidade:  835 lugares

Duração: 2h (com intervalo)

Classificação etária: Livre

Temporada de 17 de julho a 27 de setembro

*Primeiro sábado da temporada – 18 de julho – não há sessão das 17h.

 

Comentários
Assista ao vídeo