Cultura - Música

Show PlayVinil - 25 Anos sem Cazuza - 07/07

3 de Julho de 2015

No próximo dia 7 de julho 2015 faz 25 anos que a música brasileira e milhares de fãs perderam Cazuza, mas “o tempo parece que não passa” para as músicas do compositor, cantor, roqueiro e poeta – verdadeiros hinos dos jovens dos anos 80 e 90, que se perpetuam até hoje – como hits atuais. Canções como Maior Abandonado, Bete Balanço, Ideologia, O Tempo Não ParaTodo Amor Que Houver Nessa Vida, Codinome Beija-Flor, Faz Parte do Meu Show e muitas outras - têm refrão garantido na mente de diversas gerações. Para marcar a data e a história do eterno exagerado do rock nacional, a banda PlayVinil sobe ao palco do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto (SP), e faz o  tributo ¨25 Anos Sem Cazuza¨, a partir das 20h. A apresentação faz parte do projeto “Amigos da Casa”.


Nenhum dos músicos do PlayVinil conheceu Agenor de Miranda Araújo Neto, que ficou conhecido como Cazuza e nem viveu na sua época, mas todos garantem: cresceram ouvindo músicas, que passo a passo,  tornaram-se influências na carreira musical da banda.  “Ouvia músicas dele em casa, através dos meus pais, mas tive contato mesmo com a figura emblemática de Cazuza em 2004 quando foi lançado o filme Cazuza – O Tempo não Para. Eu ainda era uma criança e tive que assistir a uma versão do filme com cortes. A história dele me fascinou”, conta o vocalista da banda, Pedro Grili.


O baixista Davi Lima foi influenciado por seu pai que também é músico. “Desde que nasci ouço meu pai cantando as músicas dele”. Já o guitarrista da banda, Ezio Jemma, afirma que seu primeiro contato com o trabalho de Cazuza foi quando começou a tocar guitarra. “Mal sabia eu o tanto de coisas boas que tinham por trás daquele cara”.  Ele garante que “Exagerado” e “Bete Balanço” são canções que estão no repertório de qualquer menino metido a tocar guitarra. “Mas nada se compara ao descobrimento de novas músicas de alguém tão genial”, acrescenta.

 
 

Cazuza foi rotulado de rebeldeboêmio e polêmico, mas deixou um toque de  genialidade na música brasileira. Essa foi uma característica que aproximou o seu trabalho ao gosto musical do PlayVinil. “Ele era irreverente, tinha um talento unânime. Na minha opinião, ninguém conseguiu marcar tanto as pessoas com seus questionamentos e com sua música. Tudo o que ele fez foi muito inovador”, comenta o vocalista Pedro.


O tecladista do PlayVinil, Felipe Ribeiro, conta que descobriu Cazuza por um caminho diferente. Ainda menino era apaixonado pelo trabalho de Cartola e procurando por vídeos do compositor encontrou a música A Vida é um Moinho, gravada por Cazuza. “Era um samba choro, adorei a interpretação que ele deu à canção. Ele era muito espontâneo”. Foi só depois disso que Felipe percebeu o legado musical do compositor. “Isso nos inspirou muito”, conta.


A porção letrista de primeira e o lado poeta foram facetas de Cazuza que criaram elos definitivos com os músicos do PlayVinil.Para o baterista Victor Grili, ele conseguiu expressar tudo que o povo brasileiro queria dizer nos anos 80 e falou a língua das massas. “São letras muito fortes e uma música muito boa”, avalia.  Davi Lima também curte a força das letras de Cazuza. “Algo nas músicas que me agrada muito é quando um compositor consegue falar sobre coisas normais, clichês, de maneira única e poética”, avalia.

 

Para a banda, a obra de Cazuza continua viva e formando novas legiões de fãs. “Como não vivemos essa época, não sabemos a magnitude que “Ideologia” e “Boas Novas” tinham, mas só de escutá-las já da pra imaginar um pouquinho”,acrescenta Ezio.

 

O Tributo

O primeiro start do tributo “25 Anos sem Cazuza” começou com a regravação da música O Tempo Não Para, música que fezparte do segundo CD do PlayVinil, denominado CardioRuído, lançado no final de 2013. Depois disso, eles mergulharam na obra, na história da vida, nas influências de Cazuza. Foram seis meses para formatar um show de releituras, com arranjos inspirados nas diferentes fases do roqueiro.


Segundo Pedro Grili, a banda recriou as músicas de um ídolo. ¨Não serão simples repetições daquilo que ele tocou, mas sim a nossa forma de tocar Cazuza, sem, é claro, tirar a originalidade das canções que marcaram a vida de todas as gerações dos anos 1980 para cá¨. E o repertório é vasto. Em apenas nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes.


Um dos pontos originais do show está na formatação dos arranjos que foram trabalhados de forma a juntar elementos, com modulações que identificam a produção de Cazuza e as influências que ele teve ainda adolescente. O público vai encontrar músicas do roqueiro alinhavadas a partes de sons de Aerosmith, Rush, Led Zeppelin, que também remontam à origem do PlayVinil.


“Fizemos um mix das influências dele com as nossas – por conta disso há fusões de estilos e músicas de todos os tempos. Um passeio desde o rock clássico, ao jazz, à bossa nova, ao rock samba”, explica o tecladista Felipe Ribeiro. A apresentação também guarda espaço para canções autorais do grupo.


O show conta com direção artística de Ricardo Fábio, que nos anos 1980 era o vocalista Ricardinho, do Grupo Nós. Ele viveu intensamente o período musical de Cazuza nos anos 1980 e durante sua trajetória profissional ao lado de artistas como Ney Matogrosso – com quem trabalhou como produtor – pôde acompanhar de perto histórias de passagens destes artistas com o próprio Cazuza, acumulando informações e dados que vão dar ao espetáculo um profundo mergulho na história do rock nacional. Ricardo diz que falar do compositor é falar de uma geração. “Cazuza revolucionou e entrou na vida de todo mundo e o PlayVinil é uma prova de que ele é eterno¨. O diretor também fará uma participação especial no show. “Faz muito tempo que não canto em Ribeirão Preto e vai ser um prazer voltar à minha cidade, especialmente no palco do Pedro II e em companhia do PlayVinil”, comenta.


Para os músicos da banda, ter um produtor que viveu a era Cazuza traz a presença do roqueiro para o show. “Como o Cazuza foi um dos ídolos do Rico, ela traz sua experiência de palco, a sua visão de músico e a vivência com a música dos anos 80 como referencial para o PlayVinil”, explica o baterista  da banda.


O show ainda contará com a participação especial do violonista Robson Ribeiro, que apresentará, junto à banda, um número de violão e voz, relembrando a fase romântica do Poeta do Rock. Estão previstas ainda várias surpresas durante o espetáculo, com locuções preparadas especialmente para o show, além de depoimentos em vídeos de artistas consagrados da MPB e do Rock Nacional, dando seus testemunhos sobre a vida de Cazuza.  Depoimentos como de Ney Matogrosso e Léo Jaime foram gravados especialmente para o show.

 

Sobre o PlayVinil

A banda está na estrada desde 2008, mas foi em 2011, que ganhou projeção por conta de shows - como sua participação na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e com o lançamento do primeiro CD. Depois vieram participações em projetos como Pelas Bandas de Ribeirão da Jovem Pan FM/Nova Digital, o que resultou na abertura de espaços para o seu trabalho em emissoras de  rádios como Diário FM (Ribeirão Preto), Intersom FM (São Carlos) e Clube FM (Rio Claro). Ao todo, mais de 150 municípios já curtem a banda, principalmente as cidades de Bebedouro, Barretos, Catanduva, Taquaritinga, São Carlos, Araraquara, Franca; principais cidades dos nordeste paulista e algumas cidades do Sul de Minas Gerais.

 

Além disso, o PlayVinil  registrou passagens em eventos como o Carnabeirão, Skol Folia, João Rock 2013, Barretos 2012/2013, Jaguariúna Country Festival,  apresentações em São Paulo e mais recentemente fez o “Tributo 25 Anos sem Cazuza” no João Rock 2015. 

 

O grupo hoje já tem fãs de todas as idades e de várias localidades, já que investe no relacionamento com seu público principalmente através das redes sociais. Para conferir o trabalho basta acessar o Facebook onde há uma página oficial da banda (www.facebook.com/playvinil).

 

SERVIÇO:

Show: Tributo ¨25 Anos Sem Cazuza¨ com a banda PayVinil - Projeto “Amigos da Casa”

Data: 07 de julho/2015

Horário: 20h

Local: Theatro Pedro II – Rua Alvares Cabral, 370 – Ribeirão Preto

Informações: (16) 3977-8111
Valor: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia)
Classificação: Livre

Venda de ingressos

Venda Online: Ingresso Rápido
http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=41496


Pontos de Vendas:

Loja Fom do RIbeirão Shopping - (16) 3902 1266
Livraria Loucos por Livros - (16) 3421 5944
Bilheterias do Theatro Pedro II - (16) 3977 8111

Comentários
Assista ao vídeo