Cultura - Música

Tempestade e união no mundo sertanejo...

2 de Julho de 2015

Por Cau Marques 

Boa semana amigos da música! Para todas as pessoas que acompanham qualquer rede social e qualquer programa jornalístico desde o último domingo, coloco hoje em pauta alguns pensamentos sobre o caso da crônica do jornalista Zeca Camargo em relação ao cantor Cristiano Araújo e a comoção dos fãs em torno da perda de seu ídolo.

Para mim, que trabalho com música ativamente, e escrevo sobre o mundo musical como um todo, não tocar neste assunto seria algo parecido com as “receitas de bolo” que saíam nos jornais na época da ditadura.

 
 

Gostaria também de enfatizar que, o que escrevo são apenas partes de um mosaico de coisas que aprendi nos meus 20 anos de carreira musical e algumas experiências sobre coisas que vi e ouvi, portanto trago uma visão pessoal sobre os temas que apresento.

Baseado nisso e nos princípios básicos de ética jornalística e da tolerância que cultivo, posso dizer que o texto de Zeca Camargo foi no mínimo muito indelicado. Na última semana, eu mencionei que o artista passa a ser um “produto”, mas imaginei que, mesmo assim, no caso de uma tragédia haveria um pouco mais de sentimentos humanos em relação a perda de uma pessoa.

Talvez, se o Zeca tivesse se informado um pouco mais sobre a carreira, talvez, se não comparasse tão indelicadamente, talvez se não desfizesse do amor que as pessoas tinham pelo Cristiano... tudo poderia ser diferente e eu estaria falando sobre outro assunto mais agradável! Faltou delicadeza, informação e respeito.

Tenho contato com inúmeros artistas de vários estilos musicais e com pessoas que ouvem e curtem todo tipo de música. A impressão que tenho de quem olha o meio sertanejo de fora é que, talvez, o Cristiano ainda não tivesse extrapolado totalmente a barreira do estilo. Digo isto baseado em quem não ouve e não curte o sertanejo, mas conhece Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo & Luciano, Bruno e Marrone, Daniel e até os mais recentes, Michel Teló, Gustavo Lima, Victor e Léo, Luan Santana entre outros. Acho que o jornalista se baseou apenas neste grupo de pessoas.

Dentro da esfera dos rodeios, festas e do mundo em que Cristiano estava, nos últimos tempos, ele, com certeza, figurava entre os três mais tocados em todo Brasil, portanto, foi uma grande falta de informação e pesquisa. Mas isto não é nada se vocês pararem para imaginar tudo pelo que a família do artista e da sua namorada estão passando... é o cenário do pior dos pesadelos!!

Acho muito justo que os seguidores e fãs do Cristiano se manifestem em relação a esta falta de respeito. O que eu acho que está errado é a maneira que as pessoas arrumaram para protestar nas redes e nas ruas do Brasil... é muita violência gente!!! Se xingamentos e ofensas de internet resolvessem a falta de “noção” de alguns, não estaríamos passando por problemas políticos nem econômicos por aqui.

O erro que o Zeca Camargo cometeu foi horrível para um profissional de seu calibre, mas infelizmente já acabou, já está dito... houve até a tentativa ainda mais confusa e catastrófica de se desculpar, mas já estava feito.

 A obra de Cristiano Araújo também já está gravada e responde por si só. Está no coração de quem o acompanhava, se divertia com seus shows, de quem o ouviu e, acreditem, essas pessoas se transformaram em milhões que hoje estão unidos na falta que ele já faz!

O pensamento que fica hoje é: Contestar é protestar? Protestar é ofender? Argumentar é oprimir a opinião alheia? Enfim, não deveria existir primeiro o respeito e só depois a opinião?   

Comentários
Assista ao vídeo