Cultura - Educação

Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro

23 de Junho de 2015

Desde a sua primeira edição, no Campus da PUC-Rio, em 2004, o PLE-RJ (Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro) vem contribuindo intensamente para difundir pesquisas e apoiar a formação de profissionais na área de português língua estrangeira. Ao longo dos dez últimos anos reuniu profissionais de diferentes localidades do Brasil e do exterior e ampliou as discussões sobre PLE e PL2E em diversas vertentes.

Sua marca integradora pode ser identificada na própria forma de organização do evento. O evento nasceu de uma iniciativa da PUC-Rio, UFF e UFRJ. Em 2013, a UERJ passou a integrar o grupo de instituições promotoras. Consolidado por dez anos de realização ininterrupta, o evento alcançou projeção internacional, o que provocou a criação do Congresso de Português Língua Internacional. A partir de 2014, por ocasião da décima edição do PLE-RJ, as quatro instituições do Rio de Janeiro passam a promover associadamente os dois eventos.

Em 2015, a UERJ será a anfitriã do XI PLE-RJ e do II CPLI. As quatro instituições parceiras recebem, no Instituto de Letras da UERJ, profissionais brasileiros e estrangeiros, pesquisadores, graduandos e pós-graduandos, interessados pela área em geral. Na edição deste ano, o tema central dos eventos será (Inter)Nacionalização do Português: contextos, contatos e práticas.

Cabe explicar que o tema deste ano tem como foco central o processo de (inter)nacionalização do português. O termo tem seu prefixo grafado entre parênteses com o intuito de ampliar as possibilidades de discussão propostas para os eventos, abrigando questões que perpassam a difusão da língua portuguesa para brasileiros não falantes de português como língua materna e para estrangeiros em seus diferentes interesses e motivações.

Os eventos acolherão propostas que tratem do ensino de português tanto para estrangeiros quanto para surdos (brasileiros ou estrangeiros) e para índios ou outros grupos pertinentes à temática. Interessam trabalhos que se preocupem não somente com o português do Brasil para estrangeiros, mas com a área de português língua não materna como um todo, incluindo as diversas variantes e contextos do mundo lusófono. 

Considerando que os XI PLE-RJ e o II CPLI pretendem ser espaços para reflexão sobre teorias e práticas em PLNM, são bem-vindos também reflexões que abarquem contextos de inter e transnacionalização do português, aspecto historiográficos da constituição do português, de políticas linguísticas e educacionais etc. São de interesse ainda estudos sobre situações de contatos (conexões) em perspectiva sociolinguística, etnográfica, interacional, intercultural, descritivo-contrastiva e sobre práticas de ensino e de formação de professores especializados em PLNM.

A formação de professores é um outro ponto importante das discussões da edição do 2015. Em um momento de franca expansão das atividades acadêmico-profissionais de português língua não materna, o XI PLE-RJ e o II CPLI pretendem contribuir com iniciativas de formação continuada, oferecendo em sua programação minicursos sobre vários assuntos da área.  

  Esperamos recebê-los no período de 23 a 26 de junho de 2015 e poder compartilhar de suas experiências, estudos e reflexões, contribuindo para ampliação da área em seus diferentes campos de atuação.

 

Comentários
Assista ao vídeo