Cultura - Teatro

Hysteria e Hygiene estão na programação da Domingueira XIX dia 14 de junho. Grátis

16 de Junho de 2015

No dia 14 de junho, domingo, das 11h às 17h, acontece a segunda edição da Domingueira XIX na Vila Maria Zélia. O evento promovido pelo Grupo XIX de Teatro começa com o premiado Hysteria (às 11h), em seguida tem o lançamento do livroQuase Um Livro Para Crianças, de Daniel Viana (às 12h30), sessão da peça infantil Tempo de Voo, com direção de Cris Lozano (às 14h) e encerramento com outro espetáculo do grupo, Hygiene (às 15h30). Toda programação é gratuita.

 
 

As ações fazem parte do projeto Teorema: Sobre Certezas, Hipóteses e Vagalumes, contemplados pela 26º Edição da Lei do Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo, que prevê, ainda, a montagem de espetáculo inédito sobre a obra Teorema,de Pier Paolo Pasolini, com dramaturgia de Alexandre Dal Farra em colaboração com Grupo XIX de Teatro (previsão de estreia no segundo semestre).

 

Sobre a Domingueira XIX

Ao entrar na Vila Maria Zélia, localizada no Belenzinho, Zona Leste de São Paulo, parece que voltamos no tempo. Datada de 1917, foi a primeira vila operária do Brasil e ainda conserva parte de sua arquitetura original. É na vila, tombada pelo Patrimônio Histórico em 1992, que o Grupo XIX de Teatro desenvolve seu trabalho de residência artística desde 2004, num intenso processo de pesquisa, difusão e formação graças ao trabalho contínuo do grupo em colaboração com a comunidade.

 

Com o objetivo de despertar o interesse dos moradores da região e formar novas plateias, além do público que já acompanha do trabalho do grupo, o evento propõe um dia de atividades culturais onde o visitante pode assistir peças, visitar exposições, assistir shows, passear pela vila, tudo num mesmo dia. A experiência permite uma vivência na Vila com programação diferente a cada mês.

 

“É um dia de encontro, de festa e cultura que habita as ruas, praça e armazéns da Vila, oferecendo à cidade uma experiência viva desse espaço tão diferenciado”, fala Luiz Fernando Marques, diretor do grupo.

 

Programação Domingueiras XIX

 

Dia 14 de junho – Domingo

11h – Espetáculo Hysteria com Grupo XIX de Teatro

12h30 – Lançamento do livro Quase Um Livro Para Crianças de Daniel Viana

14h – Espetáculo infantil Tempo de Voo com direção de Cris Lozano

15h30 – Espetáculo Hygiene com Grupo XIX de Teatro

 

 

 

Sinopses dos espetáculos

Hysteria

No final do século XIX, nas dependências de um hospício feminino, cinco personagens internadas como histéricas revelam seus desvios e contradições - reflexos diretos de uma sociedade em transição, na qual os valores burgueses buscavam adequar a mulher a um novo pacto social. Cenicamente, abdica-se do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação, optando-se por um espaço não convencional, no qual a plateia masculina é separada da plateia feminina que é convidada a interagir com as atrizes. Esta interação, aliada a textos previamente elaborados, gera uma dramaturgia híbrida e única a cada apresentação.

Primeira peça do grupo estreou em 2001 e ganhou 5 prêmios, incluindo  o de revelação teatral pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), além de ter sido indicado para o Prêmio Shell de Teatro. Soma mais de 350 apresentações em mais de 80 cidades brasileiras e 14 cidades no exterior. No ano de 2005, o grupo cumpriu uma temporada de dois meses em 8 cidades francesas por ocasião do Ano do Brasil na França. Em 2008, na Inglaterra, apresentou-se em Londres e Manchester a convite do Barbican Center e do Contact Theatre. No ano de 2009, participou do projeto Palco Giratório, do SESC, realizando apresentações em 58 cidades das 5 regiões do Brasil.

Ficha técnica

Direção: Luiz Fernando Marques. Criação, pesquisa de texto e figurinos: Grupo XIX de Teatro. Elenco: Evelyn Klein, Mara Helleno, Janaina Leite, Juliana Sanches e Tatiana Caltabiano. Produção Executiva: Vanessa Candela. Produção: Grupo XIX de Teatro. Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos. Capacidade: 120 lugares.

 

****

Hygiene

Segundo espetáculo montado pelo Grupo XIX comemora, em 2015, dez anos desde sua estreia. Encenada à luz do dia, originalmente, nos prédios históricos da Vila Operária Maria Zélia, a peça é baseada em uma pesquisa sobre o processo de higienização urbana no Brasil do fim do século XIX, onde um grande contingente de culturas e ideias dividem o mesmo teto - o cortiço. Desse caldeirão de misturas surgem os embriões de importantes manifestações de nossa identidade, assim como as desigualdades sociais que marcam profundamente os nossos dilemas atuais.

 

Por esta peça o grupo foi indicado ao prêmio Shell de Teatro - 2005 e ao Prêmio Bravo! Prime de Cultura como um dos três melhores espetáculos do ano e foi premiado como melhor espetáculo do ano no Prêmio Qualidade Brasil 2005 – São Paulo.

 

Ficha técnica:

Direção: Luiz Fernando Marques. Pesquisa e Criação: Grupo XIX de Teatro. Elenco: Janaina Leite, Juliana Sanches, Paulo Celestino, Rodolfo Amorim, Ronaldo Serruya e Tatiana Caltabiano. Figurinos: Renato Bolelli. Contra-Regra: Luciano Morgado e Michel Fogaça Produção Executiva: Vanessa Candela. Produção: Grupo XIX de Teatro. Duração: 80 minutos. Classificação: Livre.

 

****

Tempo de Voo

Tem como ponto de partida o conto do escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós. Um avô e seu neto, muito próximos, dividem boa parte de seu tempo juntos, no quintal da casa. O avô tem um olho de vidro e gosta de se fazer assustador para aquele neto curioso, contando-lhe histórias que dão muito medo. Esse avô às vezes desaparece, vira brisa, mesmo estando presente. O mar para ele é fascinante, e isso assusta o neto também, que sempre está a pensar: onde estará meu avô agora? Será que o olho de vidro é capaz de ver? Com qual dos olhos meu avô me vê?

 

Ficha técnica:

Direção: Cris Lozano. Dramaturgia: Lucienne Guedes. Elenco: Pedro Stempniewski e Plinio Soares. Trilha original: Dr. Morris. Cenografia e figurino: Marco Lima. Produção: Fernando Gimenes. Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Proac 2014 e Cia La Leche. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre. Capacidade: 70 lugares.

 

****

Daniel Viana – Quase Um Livro Para Crianças

O autor realiza intervenções urbanas com uma máquina de datilografar. Este livro é resultado de histórias com crianças e sobre como usamos expressões poéticas para falar do nosso corpo, criando uma "anatomia poética". O livro é um “quase” porque sugere uma interação com o leitor, a história pode ser continuada, o livro vira um bloco de anotações.

 

Na história, Rodrigo é um colecionador de expressões populares que cria na imaginação um corpo poético composto de menina dos olhos, planta dos pés, labirinto do ouvido, céu da boca e muito mais. A língua portuguesa é poética desde o nascimento, basta observarmos as palavras e criarmos o nosso próprio dicionário. Quase Um Livro Para Crianças é quase uma poesia, quase um depoimento, quase um livro para todas as idades.

 

Daniel Viana é poeta de rua, escritor contista, ator. Criador da [CUBO] – Biblioteca Portátil de Micronarrativas e do projetoGuardanapos Poéticos, desenvolve trabalhos de escrita unindo intervenções urbanas com literatura. Autor dos livros: 100 contos por 10 contos trocados (2013) e Baseado em causos reais (2014). Atualmente realiza a intervenção Troco Um Causo Por Um Conto em diversos espaços urbanos da cidade de São Paulo, transformando histórias reais do público em poesias. 

 

FICHA TÉCNICA:

Concepção e projeto: Daniel Viana. Ilustração: Ligia Yamaguti. Projeto gráfico: Luana Bola. Realizado com recursos do Programa VAI.

 

Serviço:

DOMINGUEIRA XIX – Dia 14 de junho, das 11h às 16 horas, na Vila Maria Zélia. Grátis.

Rua Mário Costa 13 (Entre as ruas Cachoeira e dos Prazeres) – Belém. Telefone – (11) 2081-4647. Acesso para deficientes físicos. Informações e reservas, de segunda a sexta-feira das 14 às 18h. Estacionamento gratuito. Site - www.grupoxix.com.br

Comentários
Assista ao vídeo