Colaboradores - Mauro e Tati

Pintxos Espanhóis

9 de Junho de 2015

 

    Por Mauro Oliveira e Tati Basílio

 

 

Pintxos ou Pinchos, são típicos petiscos servidos nos bares do norte da Espanha, principalmente no país Basco, onde são muito populares nos fim de tarde acompanhados de uma “Copa de Vino”. Possuem uma variedade incrível de tipos e sabores e se parecem com as também espanholas Tapas e com os Bocadillos Argentinos.

Além de deliciosos, os pintxos são parte de uma grande polêmica na Espanha e já houve até debates na Real Academia Nacional de Gastronomia para se distinguir um pintxo de uma tapa. Basicamente a conclusão foi que a diferença entre eles é que os pintxos não precisam de utensílios para comer enquanto as tapas por vezes come-se com garfo e faca.

Pintxos Espanhóis

Pintxos típicos em San Sebastián

Em uma de minhas viagens pela Espanha, tive a oportunidade de conhecer a charmosa cidade de San Sebastián, na região basca (área entre Espanha e França), onde a cultura desse delicioso petisco está por todos os lados. Foi das minhas experimentações por lá que veio a idéia para essas duas sugestões de receitas fáceis de fazer para acompanhar uma taça de vinho, uma cervejinha ou ainda para acompanhar um menu como uma entrada.

A proposta aqui é usar a imaginação, coisas simples de sua geladeira podem se transformar em aperitivos incríveis e com aquele charme de uma comidinha gourmet. Presunto, queijos, tomates, uma geléia perdida, um pacotinho de torrada, use sua criatividade tenho certeza que irá se tornar fã desse modo típico de “petiscar”.

Faça sua combinação e divirta-se

Faça sua combinação e divirta-se

Receita para duas sugestões de pintxos bem fáceis de fazer:

Trouxinhas de presunto cru com míni rúculas (ou agrião) com molho balsâmico e mel.

Ingredientes

Fatias finas de presunto cru

Mini rúculas ou agrião frescos

Para o Molho

03 colheres de sopa de azeite balsâmico

01 colher de sopa de azeite de oliva

01 colher de sobremesa de mel

Pimenta do reino e sal a gosto

Molho

Misture todos os ingredientes em um potinho e misture até ficar homogêneo

Preparo

Pegue uma fatia de presunto cru e enrole com um pouquinho de mini rúcula e prenda com um palito e sirva regado com um pouco do molho ou simplesmente mergulhe a trouxinha no potinho.

Pintxos de Salmão defumado com cream cheese

Pintxos de Salmão defumado com cream cheese

 

Enroladinhos de salmão defumado com cream cheese temperado

Ingredientes

Fatias de salmão defumado (existem várias opções congeladas nos supermercado)

100gr de cream cheese

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de chá de ervas e temperos aromáticos

Sal e pimenta a gosto.

Preparo

Em um pote, tempere o cream cheese com os ingredientes até obter uma mistura homogênea, coloque uma porção sobre a fatia de salmão e enrole com cuidado.

Estas são apenas algumas sugestões, mas vale usar a imaginação (e o que tem na sua geladeira) para criar muitas outras possibilidades. E se tiver uma nova receita, manda pra gente ?

 Leia mais em: http://entrepanelasetacas.com.br/ 

Comentários
Assista ao vídeo